AO VIVO Últimas Notícias
03/10/2022 20h49 | Atualizado em 03/10/2022 20h40

Renovação na AL-BA foi de de quase 40% das cadeiras

Dos 63 atuais deputados estaduais, 12 não concorreram ou buscaram cargos na Câmara dos Deputados e dos 51 que se candidataram à reeleição apenas 13 não lograram êxito

Renovação na AL-BA foi de de quase 40% das cadeiras Foto: MP/BA
Da Redação

Foi de 39,68% o percentual de renovação das cadeiras na Assembleia Legislativa. Portanto, no dia 1º de fevereiro, 25 novos deputados estaduais se juntarão aos 38 parlamentares que lograram a reeleição para integrar o plenário da 20ª legislatura composta por 63 representantes dos baianos. Dos 63 atuais deputados estaduais, 12 não concorreram ou buscaram cargos na Câmara dos Deputados e dos 51 que se candidataram à reeleição apenas 13 não lograram êxito.

Quatro candidatos obtiveram mais de cem mil votos, sendo a deputada Ivana Bastos (PSD) a parlamentar mais votada com 118.417 votos. Foi seguida de perto por dois outros colegas reeleitos, Alex da Piatã(PSD) e o presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes(PSD), respectivamente com 114.776 e 107.747 votos. O quarto a romper a marca dos cem mil votos foi candidato pela primeira vez, o agora deputado eleito Marcinho Oliveira.

É a primeira vez que uma parlamentar chega ao Legislativo como a mais votada no pleito. Além da deputada Ivana Bastos, outras sete mulheres conseguiram se eleger, duas a menos que na legislatura passada. Por ordem de votação, as deputadas eleitas são: Olívia Santana(PCdoB), Kátia Oliveira(UB), Soane Galvão(PSB), Ludmila Fonseca(PV), Fátima Nunes(PT), Maria del Carmen(PT) e Cláudia Oliveira(PSD). Soane Galvão e Ludmila Fonseca são estreantes na Assembleia Legislativa.

Já Cláudia Oliveira já exerceu o mandato de deputada estadual e foi ainda prefeita de Porto Seguro. Os deputados eleitos Rogério Andrade(MDB) e Eures Ribeiro (PSD) também já exerceram mandatos na ALBA, saindo para assumir as prefeituras de Santo Antônio de Jesus e Bom Jesus da Lapa, respectivamente.

Concluídas as eleições e a apuração, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Menezes, elogiou o clima pacífico presente em todo a Bahia, com poucas ocorrências policiais, em nada destoante de pleitos anteriores. Manifestou ainda a sua expectativa de que a campanha e a votação do 2º turno também ocorram sem manifestações de violência na capital e no interior – ao passo em que parabenizou todos os colegas que lograram, como ele, a reeleição e saudando os novos deputados. Para aqueles que não objetivaram sucesso registrou a falta que farão no dia a dia do Parlamento, bem como a sua certeza de que todos bem cumpriram seus mandatos.

Fonte: Da redação