Cidade

Ex-prefeitos de Eunápolis e Porto Seguro, marido e mulher são conduzidos à delegacia por suspeita de fraudes milionárias

As prisões preventivas foram expedidas pelo Juízo da Vara Criminal Federal de Eunápolis, a partir de representação encaminhada pelo Ministério Público Federal,

Por Da Redação

Ex-prefeitos de Eunápolis e Porto Seguro, marido e mulher são conduzidos à delegacia por suspeita de fraudes milionáriasAgência Brasil

O ex-prefeito de Eunápolis, José Robério, a esposa dele, a ex-prefeita de Porto Seguro Cláudia Oliveira, e outras quatro pessoas foram conduzidos a delegacia na manhã desta terça-feira (15/6) por suspeita de envolvimento de fraudes milionárias em contratos públicos.


Além das prisões, foi determinado ainda o afastamento do atual prefeito de Santa Cruz Cabrália e o sequestro de bens e valores de cerca de 11 milhões de reais dos investigados. O casal de políticos foi detido na casa onde vive em Porto Seguro.


Os suspeitos são investigados no âmbito da Operação Fraternos, da Polícia Federal (PF). As investigações, iniciadas em 2017, concluíram que o grupo se instalou inicialmente na Prefeitura de Eunápolis, logo em seguida se expandiu para as prefeituras de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro.


Para fraudar as concorrências públicas, o grupo criou mais de uma dezena de empresas de fachada em nome de parentes, e simulou a disputa entre elas em mais de 60 licitações. Uma vez contratadas, as empresas desviaram grande parte dos recursos recebidos pelos municípios e devolviam o para os líderes da organização por meio de diferentes mecanismos, tais como: compra de imóveis e luxo; quitação de dívidas milionárias contraídas por um dos prefeitos; pagamento de despesas pessoais e a realização de evento de promoção de um dos prefeitos envolvidos, que contou com a participação de artistas de renome no cenário nacional.


Foi contatado ainda durante as investigações que o grupo contava com a participação de vereadores de um dos municípios, destinatários de parte dos recursos desviados, e que, apesar da reiterada reprovação das contas pelo Tribunal de Contas do Município durante os dois mandatos exercidos pelo gestor, eram aprovadas pela Câmara Municipal.


Diante disso, o objetivo da Operação Fraternos é desarticular a organização criminosa responsável por fraudar e desviar cifras milionárias de dezenas de licitações realizadas pelas prefeituras municipais de Porto Seguro, Eunápolis e Santa Cruz Cabrália entre os anos de 2008 e 2017.


As prisões preventivas foram expedidas pelo Juízo da Vara Criminal Federal de Eunápolis, a partir de representação encaminhada pelo Ministério Público Federal, tendo sido cumpridas nos municípios de Eunápolis, Porto Seguro, Vitória da Conquista e Salvador.


LEIA MAIS: Operação com mais de 100 policiais cumpre mandados contra suspeitos de envolvimento em ataques a bancos em Salvador e RMS


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.




 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.