VÍDEO: Bahia usa camisa 24 em homenagem a Kobe Bryant e combate à homofobia; torcedores comentam
VÍDEO: Bahia usa camisa 24 em homenagem a Kobe Bryant e combate à homofobia; torcedores comentam
O número na camisa do volante Flávio, do Bahia, nesta terça-feira (28/1) - dia de jogo contra o maranhense Imperatriz, pela Copa do Nordeste -, é o 24. Trata-se de mais uma ação afirmativa do clube, contra a homofobia, além de uma homenagem à lenda do basquete, Kobe Bryant, morto em um acidente de helicóptero, nos EUA, no último domingo (26/1).
Em vídeo divulgado, hoje, o clube afirma que vai entrar "diferente" em campo e que apesar de parecer "um detalhe", há um "significado grandioso". Isso porque o 24 é o número do veado, no jogo do bicho, e o nome do animal é usado de forma pejorativa para fazer associações homofóbicas. Muitos times brasileiros, inclusive, não incluem a dezena em seus elencos.
LEIA MAIS: Bellintani confirma permanência de Gilberto no Bahia; "multa rescisória será ampliada"
"O número imortalizado pelo ídolo Kobe Bryant é tabu no Brasil. No jogo de hoje será usado por Flávio (Copa do Nordeste). No de amanhã, por Ramon (Campeonato Baiano). Mais amor, maior respeito, mais dignidade", diz a nota oficial do Bahia.
A iniacitiva vem, também, pouco depois de uma declaração polêmica do diretor do Corinthians, Duílio Monteiro Alves. Na apresentação do (também) volante Victor Cantillo, que vestia a camisa 24 na Colômbia, o atleta recebeu a de número 8. "24 aqui não", disse Duilio, na ocasião. Depois, quando criticado, o cartola pediu desculpas.
Veja, abaixo, o vídeo da ação do tricolor baiano:
Número proibido? #NúmeroDoRespeito ??????? pic.twitter.com/R85OY7u4AQ
— Esporte Clube Bahia (@ECBahia) January 28, 2020
OPINIÃO
Nas redes sociais do Bahia, alguns torcedores apoiaram a ação. Outros, por sua vez, criticaram, ao que foram rebatidos: "Não é palhaçada rever preconceitos".
JOGO
A partida entre Bahia e Imperatriz, que acontece às 20h desta terça-feira, no Estádio de Pituaçu, em Salvador, pela segunda rodada do Nordestão, não será transmitida pela TV Aratu, emissora oficial da competição. O próximo confronto a ser exibido pelo canal é entre Sport e Vitória, em Recife, às 16h de sábado (1º).
LEIA MAIS: STJ derruba liminar e libera divulgação de resultado do Sisu; veja o seu
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.