Vendas do varejo baiano crescem mais de 7% em setembro, apontam dados do PMC
Vendas do varejo baiano crescem mais de 7% em setembro, apontam dados do PMC
As vendas no comércio varejista baiano cresceram 7,1% em setembro de 2020, na comparação com igual mês do ano anterior. Os dados foram divulgados na última quarta-feira (11/11) pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na análise sazonal, o comércio varejista na Bahia registrou taxa positiva de 0,8% frente a agosto. Devido à influência da pandemia do coronavírus, no acumulado do ano a taxa foi negativa em 6,2%. A pesquisa foi realizada em âmbito nacional e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).
Por atividade, quatro dos oito segmentos que compõem o indicador do volume de vendas foram positivo: móveis e eletrodomésticos (51,3%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (17,9%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (8,1%) e combustíveis e lubrificantes (5,7%).
O comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e mais as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção apresentou crescimento de 3,9% nas vendas, em relação à igual mês do ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, a variação foi negativa em 5,9%.
Em relação a material de construção, as vendas no mês de setembro foram positivas em 30,2%, na comparação com o mesmo mês de 2019. Já o segmento veículos, motos, partes e peças registrou queda de 13,9% nas vendas em setembro de 2020, em relação à igual mês do ano anterior.
LEIA MAIS: Adolescente suspeito de aplicar golpes em clientes de cartão é apreendido na Bahia
Acompanhe todas as notícias sobre o coronavírus
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.