Saúde

Vacina da Pfizer deve estar disponível em março, mas produto precisa ser utilizado em até 20 dias; entenda

Vacina da Pfizer deve estar disponível em março, mas produto precisa ser utilizado em até 20 dias; entenda

Por Da Redação

Vacina da Pfizer deve estar disponível em março, mas produto precisa ser utilizado em até 20 dias; entenda ilustrativa/Pixabay

A vacina desenvolvida pela Pfizer contra a Covid 19 deve estar disponível já para uso no Brasil no 1º trimestre do ano que vem, segundo o presidente da farmacêutica no país, Carlos Murillo, em evento online na tarde desta quinta-feira (12/11). O problema é que a substância deve ser mantida em uma temperatura de -70º, o que dificulta o armazenamento e a distribuição para os brasileiros, ainda mais no período de verão.


As negociações com o governo federal estão avançadas e a farmacêutica pensa em uma solução parcial. Segundo o presidente da companhia, já foi apresentada ao governo brasileiro uma embalagem especial, com gelo seco, capaz de manter o imunizante na temperatura correta durante 15 dias. Após o descongelamento, o produto se mantém estável por mais cinco dias em refrigeradores comuns. "Ou seja, do momento em que o produto chega ao país até ser aplicado, seriam 20 dias", disse.


"Não é simples, não resolve toda a logística, mas muda muito o esquema de pensar em ter um freezer de baixas temperaturas em cada centro de vacinação", acrescentou Murillo. Segundo o Estadão, a vacina desenvolvida pela Pfizer e a empresa de biotecnologia BioNTech apresentou eficácia de mais de 90% contra o novo coronavírus na comparação com um placebo, conforme análise preliminar divulgada esta semana, feita por um comitê de monitoramento independente do ensaio clínico.


O presidente da Pfizer disse que a empresa investiu US$ 2 bilhões (cerca de R$ 10,9 bilhões) no desenvolvimento do produto. A farmacêutica não revelou os preços que cobrará por cada dose, mas Murillo afirmou que a companhia está praticando três valores: um para Estados Unidos e Europa, outro para países em desenvolvimento como o Brasil e um terceiro para países subdesenvolvidos.


LEIA MAIS: Covid-19: recorde de mortes e casos registrados em um único dia é novamente superado em novembro


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.




Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.




Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.