Saúde

Testes com vacina de Oxford contra Covid-19 começam em São Paulo; voluntários são profissionais de saúde

Testes com vacina de Oxford contra Covid-19 começam em São Paulo; voluntários são profissionais de saúde

Por Da Redação

Testes com vacina de Oxford contra Covid-19 começam em São Paulo; voluntários são profissionais de saúdeilustrativa/Pexels

Voluntários brasileiros já estão recebendo doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, contra a Covid-19. A substância está sendo testada, pois ainda não há provas definitivas de que seja eficaz em humanos, embora os experimentos em laboratório tenham se mostrado positivos.


O trabalho começou no último fim de semana na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), segundo informado nesta segunda-feira (22/6), pela Fundação Lemann, que financia o projeto. Os testes da vacina ChAdOx1 nCoV-19 no Brasil foram anunciados no início do mês e deverão contar com dois mil voluntários em São Paulo, além de mil no Rio de Janeiro, onde o experimento ainda não começou.


LEIA MAIS: Brasil pode ter prioridade se vacina da universidade de Oxford for aprovada


Segundo a agência Reuters, receberam a vacina experimental profissionais de saúde entre 18 e 55 anos e outros funcionários que atuam no Hospital São Paulo, ligado à Escola Paulista Medicina, da Unifesp, e que se inscreveram como voluntários.


A intenção é que o registro da vacina seja liberado ainda esse ano. O produto, produzido pela farmacêutica AstraZeneca, está atualmente na fase 3 de testes, "o que significa que a vacina encontra-se entre os estágios mais avançados de desenvolvimento", disse a Unifesp.


LEIA MAIS: Vacina contra a Covid-19 deve ficar pronta em quatro meses, mas só tem eficácia de um ano; "fabricando"


O Brasil é o primeiro país fora do Reino Unido a iniciar testes com essa vacina e foi escolhido pelo fato de o número de infectados estar crescendo no país. Outra vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac, deverá começar a ser testada no Brasil no mês que vem, em parceria com o Instituto Butantan, vinculado ao governo do Estado de São Paulo. 


Este teste, segundo o instituto, será financiado pelo governo paulista e deverá contar com nove mil voluntários. Caso a vacina seja bem-sucedida, o acordo prevê a possibilidade ser produzida Instituto Butantan.


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.