Tele coronavírus atende mais de 160 mil pessoas na Bahia em três meses de funcionamento
Tele coronavírus atende mais de 160 mil pessoas na Bahia em três meses de funcionamento
O Tele Coronavírus chegou à marca de 164.542 atendimentos registrados até o dia 30 de junho. O serviço, que entrou em operação há três meses, é um atendimento gratuito por telefone que coloca a população em contato direto com profissionais voluntários da área de saúde, por meio do número 155.
O objetivo principal é orientar o cidadão em caso de dúvida sobre a Covid-19. O mês de junho foi o que registrou a maior quantidade de atendimentos, com 67.426, contra 63.346 em maio e 33.770 em abril. A estrutura de atendimento, composta por 40 colaboradores da Rede SAC, está montada no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (COI), no Centro Administrativo da Bahia. (CAB).
Os atendentes recepcionam as ligações e fazem uma triagem, aplicando um questionário desenvolvido pela Secretaria da Saúde (Sesab) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Bahia). Na sequência, transferem para um dos mil estudantes de medicina que participam voluntariamente do projeto.
"O Tele Coronavírus 155 foi pensado para ajudar, em primeiro momento, o cidadão que não sabe como proceder em caso de surgimento de algum dos sintomas da doença. Esse serviço gratuito, assim como o aplicativo Monitora COVID-19, mostra que o Governo do Estado, juntamente com os parceiros, tem acertado em suas políticas públicas implementadas durante a pandemia como o principal objetivo de proteger o cidadão e salvar vidas", ressalta a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Adélia Pinheiro.
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