Secretário de Saúde é "barrado" ao tentar fazer ação no aeroporto de Salvador
Secretário de Saúde é "barrado" ao tentar fazer ação no aeroporto de Salvador
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, e a equipe dele foram impedidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de realizar a medição de temperatura de passageiros vindos de São Paulo e Rio no Aeroporto Internacional de Salvador. A ação que ocorreria na manhã desta quinta-feira (19/3) tinha como objetivo prevenir a propagação de coronavírus na capital baiana.
“A Anvisa proibiu a entrada da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde no desembarque interno do aeroporto onde iríamos abordar todos os passageiros provenientes de São Paulo e Rio de Janeiro para a simples aferição da temperatura e verificação de sintomas respiratórios. É uma ação inócua e que não traz risco para a população. Lamentavelmente, a Anvisa adotou essa postura”, declarou.
O titular da Sesab prometeu ainda acionar a Justiça Federal para que a ação seja realizada.
É um absurdo o que está acontecendo e não há justificativa. A Anvisa afirma que não há razão técnica, mas essa estratégia já é adotada no mundo inteiro e é inócua do ponto de vista operacional, não vai fazer mal a ninguém. Enquanto isso, as recomendações são ignoradas no Brasil. pic.twitter.com/PgfKelHygF
— Fábio Vilas-Boas (@fabiovboas) March 19, 2020
Villas Boas reforçou ainda que não há justificativa técnica para o impedimento da inspeção e a mesma não impacta em atraso na operação de desembarque, já que o procedimento de medição é realizado em cinco segundos. Ainda segundo ele, o governador da Bahia, Rui Costa, determinou que ainda na manhã desta quinta-feira a Procuradoria Geral do Estado (PGE) dê entrada em uma liminar na Justiça Federal e consiga protocolar o pedido.
O governador @costa_rui já está tomando todas as medidas cabíveis para que nossas equipes possam trabalhar. O Governo do Estado está comprometido em conter o avanço da COVID-19 na Bahia.#Coronavirus #COVID19 #AeroportoInternacionalDeSalvador #Prevenção #Bahia
— Fábio Vilas-Boas (@fabiovboas) March 19, 2020
LEIA MAIS: Coronavírus quiz: o que você sabe sobre a doença após medidas do governo? Teste aqui
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.