Secretário de Saúde do estado contradiz prefeito e diz que abertura do comércio em Itabuna é "uma tragédia"
Secretário de Saúde do estado contradiz prefeito e diz que abertura do comércio em Itabuna é "uma tragédia"
O secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, disse que a reabertura do comércio em Itabuna, decidido pelo prefeito do município, trata-se de "uma tragédia". A declaração foi dada nesta quinta-feira (4/6), durante entrevista para uma rádio.
“Será uma tragédia reabrir o comércio de Itabuna neste momento. Não ampliaram os leitos de UTIs, ainda, e a cidade passa de mil casos. Espero que todo esforço do governo do estado não seja em vão”, declarou.
De acordo com o titular da pasta, a secretaria enviou 15 respiradores para o município, mas, até o momento, eles não foram disponibilizados: “Eu não vejo Itabuna como uma cidade independente, eu vejo a região. Temos 36 leitos de UTIs em Ilhéus, vamos ampliar para mais 10. Em Itabuna são 15 leitos, e vamos ampliar para mais 15”.
No início da semana, o prefeito da cidade de Itabuna, Fernando Gomes (PTC), decidiu pela reabertura do comércio. Itabuna foi uma das primeiras cidades a sofrer "lockdown", anunciado pelo governador Rui Costa (PT) em 11 de maio, como medida de contenção do novo coronavírus.
"O comércio está fechado há mais de 80 dias e os casos estão crescendo, então está claro que não é culpa do comércio", disse Gomes. De acordo com o gestor, as igrejas e shoppings serão os primeiros a serem reabertos.
LEIA MAIS: Prefeito de Itabuna anuncia reabertura do comércio e critica gestão estadual na área da saúde
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.