Geral

Secretaria registra cinco casos suspeitos de coronavírus em Salvador

Secretaria registra cinco casos suspeitos de coronavírus em Salvador

Por Da Redação

Secretaria registra cinco casos suspeitos de coronavírus em SalvadorCarol Garcia/GOVBA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu a notificação de cinco casos suspeitos de Covid-19 (coronavírus) na capital baiana. Os pacientes que apresentaram sintomas respiratórios leves estiveram recentemente em países que têm a circulação do vírus, de acordo com a nova lista divulgada pelo Ministério da Saúde. 


Esses pacientes seguem monitorados pelas equipes da Vigilância Epidemiológica e os protocolos de isolamento já foram aplicados de maneira preventiva. Amostras laboratoriais também foram coletadas para confirmar ou afastar o diagnóstico de Covid-19, bem como, a causa dos sintomas respiratórios dos pacientes suspeitos. Os materiais coletados foram encaminhados para o Laboratório Central do Estado.



LEIA MAIS: Duas pessoas são internadas no HGE com suspeita de Coronavírus; Sesab está investigando


Uma das ocorrências suspeitas - uma mulher de 42 anos - foi registrada na tarde desta quinta-feira (27/2) no Pronto Atendimento Alfredo Bureau, no Marback. A paciente, que viajou há pouco tempo para Itália, encontra-se com o quadro clínico estável. 


SEM PÂNICO


De acordo com a assessora técnica do Samu Metropolitano de Salvador, Adielma Nizarala, não há motivos para pânico. "Os pacientes suspeitos estão com sintomas respiratórios leves e as notificações foram realizadas por conta dos mesmos terem passagens recentes em localidades onde há a circulação do Covid-19. Portanto não há nenhuma confirmação de coronavírus ou motivo para pânico em nossa cidade".


Ainda conforme Adielma, as medidas definidas no fluxograma para acolhimento de indivíduos sintomáticos foram adotadas e os pacientes seguirão em isolamento domiciliar, que é o recomendado pelo Ministério da Saúde para casos leves.


Por meio de nota, a SMS informou que publicou uma portaria que viabilizou a ampliação da oferta de leitos de isolamento nas enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de hospitais conveniados com a Prefeitura. Os hospitais receberão um aporte extra caso haja utilização dos leitos, para garantir o suporte clínico a possíveis pacientes diagnosticados com o novo coronavírus e que apresentarem evolução para quadro clínico grave.


LEIA MAIS: "Tem que se preocupar com gripe, que mata muito mais", diz secretário de saúde da Bahia sobre coronavírus


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.