Rui critica órgão federal que libera transporte interestadual; "induzem a Justiça ao erro"
Rui critica órgão federal que libera transporte interestadual; "induzem a Justiça ao erro"
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), criticou, na manhã desta quarta-feira (27/5), ações adotadas pelo Governo Federal para impedir a suspensão do transporte interestadual na Bahia e fez um apelo ao ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello.
O chefe do executivo baiano ponderou que, enquanto foi possível impedir a circulação dos ônibus no interior, houve maior controle da taxa de disseminação do novo coronavírus. Costa afirmou que uma série de decisões liminares é concedida permitindo a liberação do transporte interestadual e isto ocorre em função do posicionamento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que segue uma orientação do Governo Federal.
"Durante quase 60 dias, enquanto conseguimos manter ônibus interestaduais sem entrar nas cidades do interior, cerca de 250 municípios não registraram casos do coronavírus. A partir das liminares conseguidas pelas empresas de transporte, em função da posição da ANTT, o vírus começa se espalhar rapidamente. E são empresas, inclusive, que não fazem transporte regular. Elas fazem transporte clandestino camuflado de transporte de turismo e induzem a Justiça ao erro", observou durante entrevista à rádio Metrópole FM.
"Eu faço esse apelo ao ministro, se ele, de fato, quer ajudar o povo brasileiro, que nos ajude a suspender essas autorizações da ANTT para com isso impedir que o vírus caminhe para o interior do Brasil e da Bahia. O ministro, que é um general, sabe que não se vence uma batalha com o exército dividido e com cada um atirando para um lado", advertiu o governador.
A Bahia possui pouco mais de 225 municípios com o transporte interrompido. Adustina, Antônio Cardoso, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Serra, Brumado, Campo Formoso, Cândido Sales, Cansanção, Cipó, Curaçá, Esplanada, Glória, Ibirapuã, Ipirá, Itanhém, Itapetinga, Jaborandi, Jiquiriçá, Jussari, Lajedão, Lamarão, Marcionílio Souza, Mascote, Nordestina, Nova Fátima, Ribeira do Amparo, Rio do Pires, Santa Brígida, Santa Cruz Cabrália, Sapeaçu, Serra Preta, Souto Soares e Utinga entraram por último na lista.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.