Representante de escolas de sambas do Rio revela planos para Carnaval em julho; "Salvador também está avaliando?
Representante de escolas de sambas do Rio revela planos para Carnaval em julho; "Salvador também está avaliando?
As escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro já trabalham com a possibilidade de realizar desfiles entre 9 e 12 julho de 2021. Segundo a Agência Brasil, do governo federal, as prefeituras de Salvador, São Paulo e Rio estariam avaliando em conjunto uma nova data nesse mês.
"Não podemos é deixar chegar maio e aí dizer que em junho ou julho vamos fazer o evento, por que aí não dará tempo. Estamos avisando claramente. São Paulo e Salvador também estão avaliando”, disse o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Castanheira, à Agência Brasil.
LEIA MAIS: Preta Gil sugere cancelar Carnaval 2021: "como vamos celebrar a vida com tanta gente morrendo?"
A liga fez uma reunião na segunda-feira (16/11) e os integrantes das agremiações concordaram com a definição de uma data de acordo com uma definida na Bahia. As escolas se colocaram à disposição de fazer o espetáculo em julho, desde que haja uma vacina contra a Covid-19 e as condições de prepararação sejam garantidas.
O prefeito ACM Neto veio a público na última quarta-feira (11/11) para afirmar que ainda não havia nenhuma definição de que a festa aconteceria no mês de julho, ou sequer de que realmente aconteceria. Entretanto, segundo Castanheira, São Paulo e Salvador já alteraram a previsão das datas e agora trabalham com o mês de julho. “As escolas do Rio decidiram ontem que, se for na primeira quinzena de julho, do dia 9 até o dia 12, teriam interesse também em fazer nos moldes que estamos propondo, para atender a cadeia cultural e socioeconômica do evento”, revelou.
LEIA MAIS: Carnaval em 2021 ainda não está confirmado em Salvador; "a dúvida é se vamos ter ou não", diz Neto
LEIA MAIS: "Não tem data ainda", diz ACM Neto sobre notícia de Carnaval em julho de 2021
A intenção seria fazer um calendário nacional, que seria seguido por outras cidades com intenção de promover festas. Para isso seria apresentado um projeto de lei na Câmara, por integrantes da bancada federal do Rio de Janeiro, com a proposta de calendário entre 9 e 12 de julho. “Fazer um projeto de lei com data única no Brasil todo, como feriado, para poder viabilizar o evento em todos os municípios.”
“Imaginamos que nos próximos dias ou meses vai surgir uma visão do que pode acontecer. Estamos em reunião permanente e, na medida em que as coisas vão evoluindo, vamos vendo como serão os próximos passos. As escolas estão dispostas a fazer um esforço coletivo para poder atender às necessidades do calendário e das pessoas que dependem do espetáculo. Por isso, estamos trabalhando com antecedência”, afirmou.
Durante coletiva à imprensa nesta quinta-feira (17/11), o prefeito eleito de Salvador, Bruno Reis, afirmou que se manifestaria sobre o tema na próxima semana, sem fornecer mais detalhes.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.