Primeiro caso de gato diagnosticado com a Covid-19 é confirmado no Brasil
Primeiro caso de gato diagnosticado com a Covid-19 é confirmado no Brasil
O primeiro caso de um animal de estimação testar positivo para o novo coronavírus no Brasil foi confirmado em Cuiabá, no Mato Grosso. A vítima é uma gatinha de poucos meses de vida que contraiu a doença dos próprios tutores. O felino não manifestou sintomas.
A Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) foi a responsável por realizar o teste molecular de RT-PCR no animal e identificar a doença. As amostras colhidas para análise diagnóstica na semana passada e também serão usadas para exames de anticorpos.
Segundo os tutores da gatinha, ela foi infectada, assim como eles, durante uma festa de família ocorrida em setembro. Seis convidados do evento também foram contaminados pela Covid-19 durante a distribuição de lembrancinhas e acabaram gerando uma cadeia de contágio.
O filho pequeno do casal de anfitriões permanece assintomático. Um segundo gato e um cachorro, também de convidados da festa, testaram positivo, mas os casos permanecem inconclusivos devido ao fato de a carga viral registrada ser considerada mais baixa.
Na China, já foi comprovado que é possível que gatos transmitam a doença para outros felinos. No entanto, ainda não foi comprovada a transmissão dos mesmos para seres humanos. Há menos de 20 casos de cães e gatos infectados por Covid-19 no mundo.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.