Prefeitura retira restrição em todos os bairros de Salvador e anuncia reabertura de parques; veja regras
Prefeitura retira restrição em todos os bairros de Salvador e anuncia reabertura de parques; veja regras
O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), anunciou, na manhã desta sexta-feira (25/9), a retirada das ações de medidas restritivas nos bairros de Santa Cruz, Nordeste de Amaralina e Pau da Lima. Com isso, a capital baiana não tem nenhuma localidade sob ações restritivas do comércio.
"Quero informar a vocês que, nas últimas duas semanas, houve uma queda significativa de números de Covid nesses bairros. Pela primeira vez, ficaremos sem nenhum bairro de Salvador com medidas restritivas. Isso não quer dizer que não será cobrado o uso de máscaras", ressaltou.
NOVIDADES
Na mesma oportunidade, o prefeito comunicou mais uma etapa da retomada das atividades. Está autorizada a reabertura dos parques públicos e praças municipais (algumas estavam fechadas), já a partir de segunda-feira (28/9). No dia 5 de outubro, também irão reabrir os restaurantes populares administrados pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) em São Tomé de Paripe e Pau da Lima.
Aulas de dança, desde que não haja contato físico, também poderão acontecer a partir desta segunda (28). O protocolo prevê demarcação no chão dos locais reservados aos alunos e professores, para garantir o afastamento de 1,5m; uso de máscara; e proibição de ensaios, coreografias e apresentações que gerem contato físico ou redução do distanciamento. O horário dessas aulas é o mesmo dos demais cursos, das 10h às 22h, de segunda a sábado.
Em relação aos parques administrados pela Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) - da Cidade (Itaigara) dos Ventos (Boca do Rio) e Lagoa dos Pássaros (Stiep) -, o protocolo setorial determina o funcionamento de segunda a sexta, exceto feriados, das 6h às 17h, sem limitação de pessoas, mas com distanciamento mínimo de 1,5m entre os frequentadores. Fica proibido o comércio de ambulantes.
O uso de máscara é obrigatório durante todo o tempo de permanência nos parques, inclusive durante a realização de atividades físicas, que estão liberadas em caráter individual ou em duplas, respeitando o distanciamento de 1,5m entre as pessoas. Os equipamentos, academias de ginástica, brinquedos infantis e anfiteatros devem permanecer fechados.
Atividades que gerem aglomerações estão proibidas nos parques, como piqueniques, rodas de conversa, eventos, shows, atividades esportivas em grupo, visitas coletivas (a exemplo de excursões de qualquer natureza).
LEIA MAIS: STF mantém decisão de retirada da Força Nacional de assentamento do MST na Bahia
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.