População de Salvador deve realizar recadastramento obrigatório do SUS até a próxima segunda-feira
População de Salvador deve realizar recadastramento obrigatório do SUS até a próxima segunda-feira
Os moradores de Salvador têm até segunda-feira (31/8) para realizar o recadastramento obrigatório do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida vale até mesmo para aquelas pessoas que possuem plano de saúde, e aqueles usuários que não utilizam com frequência as unidades públicas.
A atualização e/ou cadastramento pode ser feito, preferencialmente, através do formulário online, disponível neste link. O usuário também pode optar por fazer de forma presencial, em uma das 152 unidades básicas da rede municipal mais próxima da sua residência, com o agente comunitário de saúde. Nesse caso, é necessário levar RG ou certidão de nascimento, CPF ou cartão do SUS, e comprovante de residência no nome do usuário, ou no nome de algum parente de primeiro grau. Uma pessoa da família pode fazer o cadastro dos demais moradores, contanto que apresente a documentação.
A medida segue determinação do governo federal, que instituiu um novo modelo de financiamento para a Atenção Primária, sendo o cadastramento a principal estratégia de transferência de recursos da União para as prefeituras. Dessa forma, o recadastramento, a atualização e novos registros, são fundamentais para que o município enfrente situações como a pandemia de Covid-19. A ação também garante cuidados contínuos e oferta de vacinas, medicamentos, entre outros.
LEIA MAIS: Vacinação contra raiva terá posto drive-thru a partir deste final de semana na Arena Fonte Nova
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.