Pix já tem mais de um milhão de chaves cadastradas; clientes relatam problemas em apps de bancos
Pix já tem mais de um milhão de chaves cadastradas; clientes relatam problemas em apps de bancos
O Banco Central (BC) registrou 200 mil chaves do Pix, em cerca de duas horas e meia de cadastramento, que foi iniciado na manha desta segunda-feira (5/10). Até o início da tarde, já eram mais de 1 milhão de cadastros. Em contrapartida, os clientes estão reclamando de instabilidade dos aplicativos bancários. As dificuldades em acessar o Itaú, o Santander e o Bradesco figuram entre as mais faladas no Twitter desde o início da tarde.
O novo sistema de pagamentos, instantâneo e sem taxas, que está previsto para começar a funcionar em novembro, entrou em fase de teste nesta segunda-feira. Desde as 9h, os clientes podem registrar as chaves digitais, podendo usar o CPF, ou o email, ou o número de telefone, ao invés de necessitar de conta corrente, agência bancária e número do banco
COMO CADASTRAR
Para cadastrar a chave, basta acessar o aplicativo da instituição na qual você possua conta e fazer o registro, vinculando a ela uma das três informações: número de telefone celular, e-mail ou CPF/CNPJ. Há, ainda, a possibilidade de gerar uma chave aleatória, caso o cliente não queira compartilhar seus dados pessoais. As informações serão armazenadas em uma plataforma tecnológica desenvolvida e operada pelo BC, chamada Diretório Identificador de Contas Transacionais (DICT), um dos componentes do Pix.
Cada pessoa poderá cadastrar até cinco chaves em uma mesma conta. Por exemplo: CPF, dois telefones e dois e-mails; ou dois telefones e três e-mails. Entretanto, cada uma dessas chaves poderá ser vinculada a apenas uma conta, seja corrente, poupança ou pré-paga, ainda que na mesma instituição. Ou seja, o mesmo CPF, por exemplo, não poderá ser cadastrado em duas contas diferentes. Assim, ao informar uma chave ao pagador, o recebedor saberá identificar em qual conta os recursos serão creditados.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.