Saúde

Pesquisadores da UFRB desenvolvem aplicativo gratuito para monitorar sintomas do coronavírus

Pesquisadores da UFRB desenvolvem aplicativo gratuito para monitorar sintomas do coronavírus

Por Da Redação

Pesquisadores da UFRB desenvolvem aplicativo gratuito para monitorar sintomas do coronavírusdivulgação/UFRB

Pesquisadores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em colaboração com a Universidade de Stellenbosch (África do Sul), desenvolveram o aplicativo ContraCovid. A tecnologia auxilia pessoas com suspeita ou diagnóstico da Covid-19 a monitorar o progresso dos seus sintomas ao longo dos dias.


O equipamento é parte do projeto denominado "ContraCovid - Tecnologias para monitoramento da COVID-19", que investiga técnicas de processamento de sinais e inteligência artificial para desenvolver um método de baixo custo para detecção e monitoramento do vírus através da análise automática de sintomas, particularmente a tosse e a dificuldade respiratória. A pesquisa foi autorizada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde do Brasil para condução de experimentos com seres humanos.


"Estamos começando uma fase importante, que é a coleta de dados para validação dos métodos propostos. A coleta será realizada de duas formas: com dispositivo específico em pacientes hospitalizados e através do aplicativo que criamos para pacientes em auto-isolamento. Com base nos resultados preliminares da pesquisa, o aplicativo também permite que o usuário acompanhe a evolução dos seus sintomas ao longo dos dias", explica o professor e coordenador do estudo, Igor Miranda.


COMO FUNCIONA


A ferramenta pretende auxiliar pessoas com suspeita ou diagnóstico da Covid-19 a monitorar o progresso dos seus sintomas ao longo dos dias. Os usuários do aplicativo gratuito dispõem de informações detalhadas sobre o histórico dos seus sintomas para fornecer à equipe médica, se for o caso.


Ao se cadastrar e durante a permanência dos sintomas, são coletados duas vezes ao dia os dados demográficos básicos, o histórico médico, a localização, a frequência respiratória e a ocorrência de tosse. Segundo os pesquisadores, após o usuário colocar o celular na barriga por 10 minutos, o aplicativo é capaz de registrar informações sobre sua tosse e frequência respiratória, por meio de inteligência artificial e processamento de sinais.


Além de exibir o histórico dos sintomas, o aplicativo informa a probabilidade destes serem da Covid-19. Os idealizadores ressaltam que não se trata de um diagnóstico, mas apontam que a ferramenta contribui na avaliação de forma objetiva. Os dados dos usuários são armazenados com privacidade em um banco de dados que visa desenvolver sistemas automáticos de acompanhamento de pacientes com a Covid-19.


Clique aqui para baixar.


LEIA MAIS: Corpo de doméstica que "sumiu" de hospital foi enterrado no lugar de outra pessoa; exumação é autorizada


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.