Geral

"Perdemos apenas 1 milhão de empregos", diz Paulo Guedes durante conferência de câmara comercial

"Perdemos apenas 1 milhão de empregos", diz Paulo Guedes durante conferência de câmara comercial

Por Da Redação

"Perdemos apenas 1 milhão de empregos", diz Paulo Guedes durante conferência de câmara comercial Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o Governo Federal conseguiu, com suas ações, diminuir os efeitos da pandemia da Covid-19 no mercado de trabalho. A declaração foi dada nesta segunda-feira (19/10) durante conferência da Cúpula da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos.


Guedes falou que com o programa de proteção e os números divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) no dia 30 de setembro, o Brasil conseguiu preservar grande parte dos empregos. O ministro citou apenas o impacto nos postos formais, não citando na comparação com os Estados Unidos o mercado informal brasileiro.


"No mesmo período em que os Estados Unidos demitiram 33 milhões de pessoas, o Brasil preservou 11 milhões de empregos, digitalmente registrados, pelo nosso sistema de proteção, e perdemos apenas um milhão de empregos (formais). No mês passado (na verdade agosto) já recuperamos 250 mil empregos", disse, referindo-se aos 33 milhões de pedidos de seguro-desemprego registrados em maio pelos EUA no período de sete semanas.


Em relação ao Brasil, os dados citados pelo ministro fazem parte do último boletim do Caged, que aponta que 249.388 vagas com carteira assinada foram abertas em agosto. Foram contratados 1,239 milhão de formais e demitidos 990 mil, o melhor resultado para agosto desde 2010.


No discurso, Guedes também disse que o Brasil conseguiu "preservar os sinais vitais da economia com o auxílio emergencial", contando que o governo encontrou "36 milhões de invisíveis". O ministro ainda relatou que o país gastou 10% do PIB no combate aos efeitos da pandemia da Covid-19, "sem arrependimentos", mas que as despesas ficarão restritas a este ano, com parte da conta sendo coberta com desinvestimentos.


"Nós temos que pagar as despesas extraordinárias com o coronavírus. É como uma guerra, temos que pagar pela guerra. Vamos desinvestir para pagar isso", afirmou Guedes.


LEIA MAIS: Dinheiro na cueca é lícito e seria entregue para funcionários, diz defesa do senador Chico Rodrigues


Acompanhe todas as notícias sobre o coronavírus


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.