Pantanal tem pior outubro em focos de incêndio da história, apontam dados do Inpe
Pantanal tem pior outubro em focos de incêndio da história, apontam dados do Inpe
O Pantanal já tem o pior mês de outubro em focos de incêndio da história. Desde o dia 1° até a última quarta-feira (28/10), foram registrados 2.825 pontos de fogo no bioma. Os dados mais recentes são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O monitoramento do Inpe começou em 1998 e, até então, o recorde para o mês era de 2002, quando haviam sido registrados 2.761 focos. Os focos de outubro também já haviam ultrapassado, 15 dias antes do fim do mês, o total visto no mesmo período do ano passado.
As altas de outubro vêm depois de o bioma ter a pior quantidade de incêndios mensais na história em setembro. Antes disso, nos primeiros 17 dias de setembro, os recordes para aquele mês já haviam sido ultrapassados. O bioma também registrou o pior julho e o segundo pior agosto da história; em setembro, este ano se tornou o pior em número de pontos de fogo no Pantanal.
Até 2018, o bioma era o mais preservado do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Antes do mês passado, o acumulado mais alto havia sido registrado em 2005, com 12.536 focos em todo o ano. A alta neste ano já é de 68%.
LEIA MAIS: Oito estados receberão exército durante eleições; "apresentam histórico de conflitos", diz ministro
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003