OMS diz que não há evidências de transmissão do coronavírus por alimentos; "é seguro"
OMS diz que não há evidências de transmissão do coronavírus por alimentos; "é seguro"
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que não existem evidências de que alimentos tenham sido contaminados por Covid-19 ao redor do mundo. A declaração foi feita na manhã desta quinta-feira (13/8), logo após a China anunciar que detectou a presença do coronavírus em frango exportado pelo Brasil.
A diretora técnia da OMS, Maria Van Kerkhove, disse que a entidade foi informada sobre os testes chineses aos produtos brasileiros e que, entre centenas de testes realizados em embalagens de todo o mundo, menos de dez deram resultados positivos. "O que sabemos é que a China está testando as embalagens, estão procurando o coronavírus nas embalagens", disse. "O vírus pode ficar nas superfícies por um tempo", afirmou.
De acordo com a representante da OMS, "não existem sinais" de que a contaminação saia de alimentos. E, mesmo se isso ocorresse, o vírus em um alimento não sobreviveria ao ser cozido. "Não existem evidências de que alimento e cadeias de distribuição participem de proliferação", disse o diretor de operações, Mike Ryan. Para ele, os alimentos não devem ser vistos como um risco. "O alimento é seguro", insistiu.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.