Número de denúncias ao Ministério do Trabalho quase dobra na Bahia após a Covid-19

Número de denúncias ao Ministério do Trabalho quase dobra na Bahia após a Covid-19

Por Da Redação.

Número de denúncias ao Ministério do Trabalho quase dobra na Bahia após a Covid-19ilustrativa/Pexels

O número de denúncias recebidas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia cresceu 98% desde que foram iniciadas as medidas de restrição à circulação de pessoas para prevenir a aceleração da pandemia no estado. Os dados foram divulgados pelo órgão na terça-feira (21/4).

As reclamações recebidas através do site do Ministério chegaram a 564 no período de 15 de março a 14 de abril, quase dobrando a média registrada nos períodos de 30 dias, de 15 de janeiro a 14 de fevereiro, e no período de 15 de fevereiro a 14 de março deste ano. Além de reflexos da pandemia, as denúncias também apresentam situações como trabalho escravo, descumprimento de cotas e outras irregularidades trabalhistas não relacionadas aos efeitos da Covid-19.

LEIA MAIS: Decreto que proíbe funcionamento de bares e restaurantes é prorrogado; confira outras atividades suspensas

LEIA MAIS: Funcionário do Irmã Dulce morre por causa do coronavírus; vítima tinha 48 anos

Ainda segundo o levantamento, cresceu também o número de inquéritos instaurados, subindo de 63 para 167, e de recomendações enviadas, que saltou de três para 1.848. Essas recomendações apresentam as medidas mínimas necessárias para cada área de atuação. Setores como telemarketing, postos de combustíveis e supermercados tiveram recomendações específicas, além das áreas de saúde.

“Estamos priorizando a orientação e o entendimento através da negociação e do diálogo, evitando neste momento a judicialização das demandas. Toda a sociedade está se adaptando e o objetivo não é penalizar o empregador, mas fazer com que ele adote medidas de proteção da sociedade e de seus empregados e colaboradores, mas o descumprimento das recomendações poderá ser alvo de atuação judicial posterior”, explicou o o procurador-chefe do órgão no estado, Luís Carneiro. 

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.