Neto diz que escolas "devem dar exemplo" e avisa que, mesmo após reabertura, comércio pode ser novamente fechado
Neto diz que escolas "devem dar exemplo" e avisa que, mesmo após reabertura, comércio pode ser novamente fechado
O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), se posicionou nesta sexta-feira (17/7) sobre uma possível retomada das aulas presenciais nas redes particular e municipal em setembro. O democrata disse que "os envolvidos tem que dar o exemplo e se preocupar não com o resultado financeiro, mas com a saúde e vida dos alunos e de seus familiares". A declaração foi dada durante a inauguração de uma nova tenda no Hospital de Campanha do Wet Wil'd.
Neto estima que, com os 20 novos leitos de UTI's, a taxa de ocupação alcance um patamar de 75%. Permanecendo assim por cinco dias, será permitida a execução da primeira fase da retomada das atividades. Com isso, a partir da segunda fase (quando a ocupação deve estar abaixo dos 70%), a gestão municipal terá uma ideia de como será a consequência dessa retomada e, posteriormente, a retomada das aulas.
"Não vou permitir a volta às aulas sem total segurança", afirmou o democrata em coletiva. O prefeito falou ainda que está elaborando um conjunto de medidas econômicas para beneficiar as escolas fechadas neste período de pandemia e que entende "a difcifuldade das escolas. Eu sei porque sou pai".
O gestor municipal comparou o desempenho de Salvador à outras cidades e alertou sobre a curva de crescimento dos casos. "Se crecer rápido demais e voltar a 80%, a fase automaticamente terá que ser repensada e nada afasta a possbilidade de ter que fechar tudo de novo", informou. Ele ainda lembrou das manifestações para a reabertura do comércio e deu um recado para esse grupos. "Já tem mais que mil provas que pressão comigo não vai funcionar". "A gente toma decisões com base científica e assim continuará sendo com todas as atividades", defendeu.
HOSPITAL DE CAMPANHA
Neto esteve presente na inauguração de 20 novos leitos de UTI em uma nova tenda no Hospital de Campanha do Wet Wil'd, em Salvador. Além desses leitos, outros 80 serão de enfermaria, que vão se somar aos 50 de UTI e 40 de enfermaria já em funcionamento no local desde maio.
Ao todo 529, profissionais de saúde trabalham 24h por dia, 7 dias por semana. A estrutura é voltada exclusivamente para o tratamento dos pacientes com o novo coronavírus (Covid-19), que são encaminhados através do sistema de regulação da saúde. O espaço conta ainda com um contêiner de tomografia para facilitar a identificação da situação dos pulmões das vítimas, sendo o primeiro em um hospital de campanha da Bahia.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.