MP estende carga horária de caixas e bancos poderão abrir aos sábados
MP estende carga horária de caixas e bancos poderão abrir aos sábados
Uma Medida Provisória assinada na última segunda-feira (11/11) pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) decidiu que as agências bancárias poderão abrir aos sábados com o aumento da carga horária dos trabalhadores. As novas regras precisam passar pela aprovação da Câmara e do Senado.
Agora, os caixas de banco terão direito às seis horas de trabalho diárias comum a todos os trabalhadores de banco. Qualquer outro cargo terá a jornada aumentada para oito horas por dia.
O que não muda, segundo o texto, é o direito a 15 minutos de intervalo e a duração do trabalho entre 7h e 22 horas. Até a publicação desta reportagem, o Sindicato dos Bancários da Bahia ainda não tinha se pronunciado sobre a MP.
LEIA MAIS: Explosivos e munição são apreendidos em depósito clandestino em Livramento de Nossa Senhora
O Sindicato dos Bancários da Bahia, por meio de sua assessoria, informou ser contrário à medida provisória. De acordo com o órgão, o texto infrige acordo de convenção coletiva da categoria, além de ir de encontro ao que determina a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Pela lei, os bancários só deveriam trabalhar de segunda à sexta, salvo situações execpcionais. Para o órgão, alterações deste tipo só podem acontecer via projeto de lei, jamais por MP.
Ainda de acordo com a assessoria do sindicato, trabalhar aos sábados tem como consequência direta expor os funcionários, já que se trata de um dia com menor circulação de pessoas e a atividade, por seu caráter financeiro, gera investimentos em segurança, e pode levar a exposição não só dos funcionários, como dos clientes.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.