Cultura

Monumento ao Dois de Julho, na Praça do Campo Grande, deverá ser tombado pela prefeitura

Monumento ao Dois de Julho, na Praça do Campo Grande, deverá ser tombado pela prefeitura

Por Da Redação

Monumento ao Dois de Julho, na Praça do Campo Grande, deverá ser tombado pela prefeituraValter Pontes/Secom

A Fundação Gregório de Mattos (FGM) deu abertura ao processo de tombamento do Monumento ao Dois de Julho, localizado na Praça do Campo Grande, em Salvador, na última segunda-feira (2/3). Com o início do processo, um dossiê técnico deve ser preparado em um prazo de até 36 meses.


Após a finalização do documento, ele é encaminhando ao Conselho Consultivo do Patrimônio, para análise e emissão de parecer, caso seja favorável. Enquanto o processo não for concluído, a escultura deverá permanece em regime de tombamento provisório, como medida para garantir preservação e proteção ao Monumento. Uma vez tombado, uma série de ações serão planejadas para que a peça seja preservada.


MONUMENTO


O Monumento ao Dois de Julho foi criado na Itália, pelo artista italiano Carlo Nicoli y Manfredini, e inaugurado em 1985. A peça, que mede 25,86 metros, tem como personagem principal um caboclo, munido com arco e flecha e armado com uma lança, matando um dragão. 


A imagem, que faz uma metáfora à tirania portuguesa, representa a identidade, a nacionalidade e a liberdade do povo brasileiro que lutou pela independência. Na escultura, há ainda a figura de uma mulher, que representa a Bahia, e outra em homenagem à Catharina Paraguaçu, índia que foi esposa de Caramuru, com o lema "Independência ou Morte", no escudo.



LEIA MAIS: Decreto reconhece Samba de Roda do Recôncavo como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado



Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.