Ministro da Saúde reitera importância do isolamento social em artigo científico publicado nesta terça
Ministro da Saúde reitera importância do isolamento social em artigo científico publicado nesta terça
Com mais sete cientistas, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, assinou um relatório técnico publicado nesta terça-feira (7/4) na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT). No artigo, Mandetta e os outros especialistas reforçam a defesa do isolamento social como medida de contenção da propagação do coronavírus. "O isolamento social é a medida que precisa ser sugerida logo de início para que seja possível achatar a curva epidemiológica com o menor impacto econômico possível", diz o texto.
O documento ainda aponta que o coronavírus poderá circular no Brasil até setembro deste ano, e que vários modelos matemáticos mostraram que poderá haver "um pico importante de casos em abril e maio". O relatório não menciona o presidente Jair Bolsonaro e seu posicionamento crítico em relação ao isolamento social. O ministro da Saúde e o presidente entraram em crise depois que Bolsonaro começou a contrariar publicamente as recomendações da pasta chefiada por Mandetta, atual protagonista das medidas para conter o avanço do coronavírus no país.
O jornal O Globo chegou a publicar na tarde de segunda-feira (6/4) que Bolsonaro tinha decidido demiti-lo.Mais tarde, o ministro afirmou que pretende continuar à frente da pasta. "Nós vamos continuar, porque continuando a gente vai enfrentar o nosso inimigo. E o nosso inimigo é a covid-19. Médico não abandona paciente. Eu não vou abandonar", disse em coletiva de imprensa.
No relatório da SBMBT, os cientistas também criticaram a OMS, dizendo que o órgão demorou a definir o grau de ameaça representado pela doença covid-19, causada pelo coronavírus, para o mundo.
LEIA MAIS: Em meio à pandemia do coronavírus, WhatsApp impõe novo limite para encaminhar mensagem; saiba mais
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.