Saúde

Ministro da Saúde quer adiar eleições municipais por conta do coronavírus, diz jornal

Ministro da Saúde quer adiar eleições municipais por conta do coronavírus, diz jornal

Por Da Redação

Ministro da Saúde quer adiar eleições municipais por conta do coronavírus, diz jornalAgência Brasil

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, deu uma declaração polêmica neste domingo (23/3): de acordo com o jornal Folha de São Paulo, o gestor sugeriu que o congresso brasileiro adiasse as eleições municipais, que ocorrem em outubro deste ano, por causa da crise econômica e social gerada pelo coronavírus.


"Eleição no meio deste ano é uma tragédia", teria afirmado o ministro. "Vai todo o mundo querer fazer ação política. Eu sou político, eu sou político, não se esqueçam disso", ressaltou.


LEIA MAIS: Bahia registra oito casos de Covid-19 nas últimas 12 horas; número vai a 49


LEIA MAIS: "Maior chance de contágio está no Distrito Federal", diz secretário sobre novo coronavírus; Bahia ocupa 9º lugar


A declaração, segundo o site, foi dada durante uma em videoconferência, em Brasília, promovida pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). "Está na hora de o Congresso olhar e falar assim ó: 'Adia, faz um mandato tampão desses vereadores e prefeitos'", sugeriu o ministro. Segundo Mandetta, as eleições deveriam ser adiadas para se evitar a politização do combate à doença no país.


Após a fala, um dos participantes da reunião interroumpeu o ministro e voltou a cobrar medidas da pasta. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já havia sinalizado na última quinta (19) que não deve, por enquanto, mudar o calendário eleitoral. O órgão não pretende alterar a data-limite para filiação aos partidos políticos, por exemplos.  


LEIA MAIS: Mega-sena, Lotofácil e outros prêmios da loteria federal estão suspensos até julho por conta do Covid-19


LEIA MAIS: "Sistema de saúde deve entrar em colapso em abril", diz ministro da Saúde durante videoconferência


Na época, a decisão da corte foi em resposta ao deputado Glaustin Fokus (PSC-GO), que pediu um adiamento do prazo em razão da pandemia. Ainda de acordo com a Folha, o ministro Luís Roberto Barroso, que presidirá o TSE a partir de maio, disse que está cedo para discutir mudanças nas eleições.


"Estamos em março. As eleições serão em outubro. Não há razão para se cogitar do seu adiamento. A renovação dos mandatos políticos é um dos ritos mais importantes da democracia e da República. Ninguém gostaria de deixar de observá-lo. Tenho confiança de que até lá a pandemia já terá sido controlada.", informou.


LEIA MAIS: Justiça Eleitoral se pronuncia pela primeira vez sobre possibilidade de eleições serem adiadas


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.