Ministério faz "trapalhada" com números da Covid-19 e secretário baiano rebate; "não podemos permitir"
Ministério faz "trapalhada" com números da Covid-19 e secretário baiano rebate; "não podemos permitir"
Após ameaçar sonegar dados, o Governo Gederal promoveu na noite deste domingo (7/6) uma confusão em relação aos números do impacto da Covid 19. Dois dados divergentes foram divulgados de casos confirmados e de mortes da doença foram divulgados em um intervalo de poucas horas.
Por volta de 20h30, o Ministério da Saúde divulgou o primeiro balanço, no qual informava que 1.382 mortes haviam sido registradas nas últimas 24 horas. O número configuraria um recorde para domingo, dia da semana normalmente com menos confirmações de casos, uma vez que as equipes de saúde nos estados trabalham em regime de plantão.
Uma hora e meia depois, o portal do Ministério com informações referentes ao Covid informou que o número de óbitos confirmados era de 525. Ou seja, havia uma diferença de 857 vítimas. Também houve divergências em relação ao número de casos confirmados nas últimas 24 horas.
O primeiro número divulgado apontava 12.581 casos. O segundo balanço, por sua vez, indicava 18.912 casos do novo coronavírus. O Ministério da Saúde, por sua vez, não apresentou explicações para a divergência entre os números.
DADOS FALSOS
Na manhã desta segunda-feira (8/6), o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, falou sobre o assunto numa postagem nas redes sociais. "Não podemos permitir que escondam nossos mortos, nem falseiem dados da Covid-19", escreveu.
O secretário ainda divulgou dados do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), que decidiu lançar um painel com números de contaminados e óbitos paralelo ao do governo, logo após a ameaça de sonegação de informações do governo federal.
Não podemos permitir que escondam nossos mortos, nem falseiem dados da Covid-19. Sofremos juntos com as famílias baianas que perderam seus entes queridos nessa pandemia. É preciso seriedade científica para que nosso país continue a gozar do respeito internacional. https://t.co/pcc35P3tTG
— Fábio Vilas-Boas (@fabiovboas) June 8, 2020
LEIA MAIS: Bolsonaro posta mensagem enigmática: "forças nada ocultas açoitam o Presidente da República"
LEIA MAIS: Movimento cai em São Marcos após fechamento de ruas; 48 comércios foram fechados pela Prefeitura
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.