Mais de 7 milhões de brasileiros moram em locais onde não há atendimento adequado para a Covid-19
Mais de 7 milhões de brasileiros moram em locais onde não há atendimento adequado para a Covid-19
Por Da Redação.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alerta que mais de 7,9 milhões de brasileiros moram em lugares onde a distância para um local onde haja atendimento adequado para a Covid-19 seja de pelo menos quatro horas.
A análise, divulgada nesta quinta-feira (21/5), foi feita por pesquisadores do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict) da Fiocruz. De acordo com a pesquisa, a situação de pessoas distantes de centros de atendimento adequados é pior nos estados do Pará, com 2,3 milhões; Amazonas, com 1,3 milhões; e Mato Grosso, com 888 mil.
O levantamento da Fiocruz levou em conta o atendimento de alta complexidade em saúde, com Unidade de Terapia Intensiva (UTI), equipamentos e pessoal especializado para tratar doenças respiratórias graves e agudas.
Ainda segundo a Fiocruz, a região Nordeste também apresenta um alto índice percentual da população sem acesso rápido ao tratamento adequado para casos mais graves da Covid-19. Regiões do estado de Minas Gerais, Piauí e Maranhão são os mais afetados.
De acordo com a instituição, 60% dos municípios do Brasil já registraram casos confirmados do novo coronavírus. Até 16 de maio, 98% dos municípios com menos de 50 mil habitantes apresentaram casos da doença e 58% delas tiveram óbitos, o que mostra que ela tem se deslocado para o interior do país.
LEIA MAIS: Mandetta denuncia: Bolsonaro reuniu equipe para alterar bula da cloroquina; "não era coisa séria"
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).