Jovem agredido em abordagem policial conversa com comandante geral da PM nesta quarta
Jovem agredido em abordagem policial conversa com comandante geral da PM nesta quarta
O adolescente de 16 anos que foi agredido durante uma abordagem policial no bairro de Paripe, em Salvador, no último domingo (2/2), conversará com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, nesta quarta-feira (5/2). O convite partiu da própria autoridade.
"Ja afastamos ele logo pela manhã e abrimos um processo administrativo", falou o coronel, em entrevista à equipe de reportagem da TV Aratu.
Nesta terça-feira (4/2), o jovem prestou depoimento na corregedoria da PM. Ele estava acompanhado da mãe, Karina Barros, do advogado e mais dois colegas, que também estavam no momento da agressão.
Ao Aratu Notícias - AN, Karina revelou que o filho ainda está muito abalado e cogitou cortar o cabelo, após ouvir comentários racistas proferidos pelo PM. "Ele não fala muito, mas espero que o policial seja punido, para que isso não aconteça com outros jovens, como aconteceu com meu filho", disse.
Também nesta terça, o governador da Bahia, Rui Costa, lamentou o ocorrido e afirmou que quer uma "apuração rigorosa".
O advogado da vítima, por sua vez, informou que a denúncia na corregedoria da PM será registrada junto com um processo cível de danos morais contra o estado.
Assista à reportagem completa no AN desta terça-feira (4/2):
RELEMBRE
No vídeo que tem repercutido nas redes sociais nesta semana, o policial aparece batendo e chutando um jovem negro. A vítima não parece está armado nem reage a abordagem.
LEIA MAIS: Vídeo mostra PM agredindo jovem negro em Salvador: "isso é cabelo de trabalhador?"
Em um momento do vídeo, o agente passa a mão pelo cabelo do jovem, estilo "black power", e pergunta: "Isso é cabelo de trabalhador?". Depois, o policial dá murros na costela do homem e um tapa em sua cabeça. Por fim, ele pega um celular do chão e ainda dá um chute no jovem.
EM TEMPO
O policial militar flagrado agredindo o jovem já foi elogiado em outra situação. Em abril do ano passado, o agente entrou no mar para impedir a fuga de um suspeito de assalto.
LEIA MAIS: PM suspeito de agressão e racismo foi destaque por ação elogiada por comandante em 2019
Dois homens foram presos na operação, em abril de 2019. Na época, o comandante da 19ª Companhia Independente elogiou a postura do policial. “Foi uma ação digna de cinema pois eles tentaram fugir pelo mar e mesmo assim conseguimos capturá-los”, afirmou o então major, Elsimar de Oliveira Leão.
Naquele dia, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que tudo teve início quando populares informaram aos policiais da Ronda Maria da Penha, que passavam pela BA 528 (Estrada do Derba), principal ligação entre a BR-324 e a Base Naval de Aratu, sobre dois homens praticando assaltos. Eles foram perseguidos e chegaram a entrar no mar, sendo inpedidos pelo soldado.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.