Saúde

IBGE calcula que 1,3 milhão de pessoas que estavam em casa durante a pandemia já voltaram a trabalhar

IBGE calcula que 1,3 milhão de pessoas que estavam em casa durante a pandemia já voltaram a trabalhar

Por Da Redação

IBGE calcula que 1,3 milhão de pessoas que estavam em casa durante a pandemia já voltaram a trabalharilustrativa/Pexels

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira (10/7) mostram que, na terceira semana de junho, o número de pessoas afastadas do trabalho por causa das restrições impostas pela pandemia de Covid-19 diminuiu de 12,4 milhões para 11,1 milhões no Brasil, na comparação com a semana anterior. Ou seja, entre os dias 14 e 20 de junho, 1,3 milhão de pessoas deixaram o isolamento e retornaram ao trabalho.


A informação é fruto da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Covid19, que é feita semanalmente. Os dados mostram ainda que, na semana de referência, 13,3% da população ocupada estava afastada das funções devido à pandemia. Na semana anterior a proporção era de 14,8%.


A coordenadora da pesquisa, Maria Lúcia Vieira, lembra que no início do levantamento, na primeira semana de maio, eram 19,8% de brasileiros afastados temporariamente do trabalho presencial. Isso seria cerca de 16,6 milhões de pessoa. Depois disso, o número só tem caído.


LEIA MAIS: Auxílio emergencial: Governo antecipa liberação do saque; veja novo calendário


LEIA MAIS: Estudante de faculdade particular em São Paulo, filha de prefeito baiano recebe R$ 1.200 do "Coronavoucher"


O nível de ocupação estimado pela Pnad Covid19 foi de 49,3%, num total de 84 milhões de pessoas. O número de pessoas desempregadas está em 11,8 milhões (12,3%), um aumento em relação à primeira semana de maio, quando eram 9,8 milhões (10,5%). Entre as pessoas ocupadas, 8,7 milhões (12,5%) estavam no trabalho remoto. A taxa de informalidade caiu para 33,9%, menor aos 35% registrados na semana anterior.


A população que não é contabilizada como força de trabalho ficou em 74,5 milhões de pessoas, o que mostra que 1,7 milhão deles procuraram trabalho desde maio. No total, 26,4 milhões de pessoas (35,4% da população fora da força de trabalho) disseram que gostariam de trabalhar, mas a maioria não procurou por causa da crise sanitária.


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.