Guedes confirma criação de nova CPMF: "Se todo mundo pagar um pouquinho, não precisa pagar muito"
Guedes confirma criação de nova CPMF: "Se todo mundo pagar um pouquinho, não precisa pagar muito"
O ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou na quarta-feira (15/7) a criação de um imposto que incida sobre as transações financeiras digitais, parecido com a antiga CPMF. "Acho que esse vai ser o debate para a frente. Vai entrar e vai ser conversado", antecipou o ministro, em entrevista à Rádio Jovem Pan.
"O imposto sobre transações financeiras é feio, mas não é tão cruel. E vai ter que escolher entre algo que seja feio, mas não tão cruel, porque a pandemia revelou que, entre o mundo da CLT e o mundo da assistência social, existem 38 milhões de invisíveis, que são vítimas dos encargos trabalhistas, do excesso de impostos sobre a folha, que perderam a oportunidade de integrar a economia formal por causa disso", disse.
A nova cobrança seria feita em transações digitais. "Tem que pegar uma base que está crescendo. Para ter ideia, as notas fiscais eletrônicas entre companhias no mês de junho foram 70% acima do que no mesmo mês do ano passado. Mais e mais estamos entrando em um mundo digital. Ora, um imposto", reforçou Guedes.
Guedes ainda ressaltou que todos irão pagar impostos, independende da condição financeira. "O rico que é quem faz mais transação vai pagar mais. [...] Traficante de droga paga, traficante de arma paga, corrupto paga, todo mundo paga. [...] Se todo mundo pagar um pouquinho, não precisa pagar muito", afirmou.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.