AO VIVO Últimas Notícias
11/07/2020 18h07 | Atualizado em 11/07/2020 18h07

Governo zera imposto de medicamento para atrofia muscular espinhal; remédio é um dos mais caros do mundo

Governo zera imposto de medicamento para atrofia muscular espinhal; remédio é um dos mais caros do mundo

Governo zera imposto de medicamento para atrofia muscular espinhal; remédio é um dos mais caros do mundo Foto: Ilustrativa
Da Redação

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou, por meio de uma publicação feita em seu perfil no Twitter nesta sexta-feira (10/7), que o governo zerou o imposto de importação do medicamento usado no tratamento da atrofia muscular espinhal (AME). O remédio é considerado um dos mais caros do mundo.s

"A Medida beneficia crianças de até 2 anos portadoras da doença. A desoneração do medicamento, um dos mais caros do mundo, trará nova esperança às crianças portadoras", escreveu o presidente, em trecho da publicação. Ele, no entanto, não especificou a medicação à qual se referia.

 

 

A AME é uma doença rara, degenerativa, que é passada de forma genética e interfere na capacidade do corpo de produzir uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores, que são os responsáveis pelos gestos voluntários vitais simples do corpo. Quem sofre da doença, tem dificuldade para respirar, se mover e fazer a deglutição.

O Spinraza, da Biogen, usado para tratar a doença, foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) no ano passado. O medicamento é ministrado por meio de aplicação de seis doses no primeiro ano e três doses por ano pelo resto da vida. Cada dose custa cerca de R$ 145 mil reais.

Já o Zolgensma, desenvolvido pela AveXis 
(adquirida pelo grupo Novartis), primeira terapia gênica no mundo indicada para o tratamento da AME, que é aplicado em apenas uma dose custa cerca de US$ 2,12 milhões de dólares. O medicamento é considerado o mais caro do mundo.

 

LEIA MAIS: Michelle Bolsonaro testa negativo para Covid-19 após presidente contrair doença
 

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Fonte: Da redação, com informações da Agência Brasil