Saúde

Família de Valença não é avisada que idoso morreu por Covid-19 e faz velório com caixão aberto

Família de Valença não é avisada que idoso morreu por Covid-19 e faz velório com caixão aberto

Por Da Redação

Família de Valença não é avisada que idoso morreu por Covid-19 e faz velório com caixão abertoarquivo pessoal

Uma família que reside na cidade de Valença, no baixo sul da Bahia, realizou o velório de um idoso de 80 anos com o caixão aberto, por não saber que a causa da morte foi Covid-19. A Secretaria de Saúde de Valença foi a responsável pela liberação do corpo.


Valdomiro José de Almeida foi internado no dia 30 de junho, na Santa Casa de Misericórdia da cidade. Ele chegou a ser testado para a Covid-19, mas o resultado do exame deu negativo. O idoso faleceu no último sábado (4/7), e em seu atestado de óbito constava que a causa da morte era pneumonia.


O sepultamento de valdomiro foi realizado no último domingo (5/7), com caixão aberto, no Cemitério Municipal de Valença. Familiares, funcionários da funerária e o coveiro tiveram contato com o corpo. No entanto, após a divulgação do boletim epidemiológico pela prefeitura, a família descobriu que Valdomiro tinha testado positivo para o novo coronavírus.





 


 

 



 



 



 

 

 



 

 



 

 

 



Boletim Epidemiológico de 05/07/2020! ? A Secretaria de Saúde de Valença-Bahia informa: Que no Boletim Epidemiológico deste domingo (05/07), a cidade de Valença registra sete (07) novos casos CONFIRMADOS de coronavírus, todos pelo LACEN. A vigilância em SAÚDE segue acompanhando todos os casos, diuturnamente. A Secretaria de Saúde também informa com profundo pesar o 23º óbito por Covid-19 em Valença. Trata-se de um paciente do sexo masculino, 80 anos, internado na Santa Casa de Valença, com resultado positivo, evoluindo a óbito na noite deste sábado, 04 de julho. Se não for em casos de extrema necessidade, FIQUE EM CASA E AO SAIR, USE MÁSCARA! ?? ?? Para orientações, dúvidas e, em caso de suspeita do COVID-19, ligue: (75) 98884-0191! ??


Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Valença (@prefeituravalenca) em







ESCLARECIMENTOS


Após tomar conhecimento do caso, as promotoras de Justiça Cláudia Didier de Morais Pereira Santos e Andréa Ariadna Santos Correa, por meio do Ministério Público (MP-BA), oficiaram a Secretarária de Saúde de Valença, nesta quinta-feira (9/7), pedindo esclarecimentos sobre a liberação do corpo.


No documento, as promotoras questionam se o corpo foi liberado com pendência de exames e, em caso positivo, porque a família não foi informada sobre a suspeita da doença, para que tivessem os cuidados para o manejo com o cadáver, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. 


O MP também quer saber se as pessoas que tiveram contato com o corpo estão sendo monitoradas ou estão em isolamento, e se as funerárias da cidade estão sendo informadas a respeito das medidas adotadas para evitar a proliferação do vírus. A secretaria tem dez dias para responder os questionamentos do Ministério Público.


LEIA MAIS: Motorista entubado que testou negativo para Covid-19 não pode ser transferido; "caso grave", diz assessoria do hospital


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-000


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.