Saúde

"Disque Coronavírus": Governo libera linha gratuita para tirar dúvidas com alunos de medicina; saiba como

"Disque Coronavírus": Governo libera linha gratuita para tirar dúvidas com alunos de medicina; saiba como

Por Da Redação

"Disque Coronavírus": Governo libera linha gratuita para tirar dúvidas com alunos de medicina; saiba comoilustrativa/Pexels

Estudantes do quinto e sexto ano de medicina, supervisionados por médicos, vão tirar dúvidas sobre o Covid-19 de forma gratuita pelo número 155 a partir da próxima terça-feira (24/3). O "Disque Coronavírus" é uma parceria entre o Governo do Estado, a UFBA e a Fiocruz Bahia para auxiliar a população, evitando a circulação de pessoas que não precisam de atendimento em unidades de saúde, neste primeiro momento.


LEIA MAIS: Ministro da Saúde quer adiar eleições municipais por conta do coronavírus, diz jornal


LEIA MAIS: Mega-sena, Lotofácil e outros prêmios da loteria federal estão suspensos até julho por conta do Covid-19


Mais de 1200 estudantes ja se voluntariaram para esta ação. “Cada grupo de dez estudantes tem a supervisão de um médico residente ou não residente, todos voluntários, que aderiram por inscrição. No momento, temos, aproximadamente, 1200 estudantes e 70 médicos. Durante os trabalhos de planejamento, contamos com a participação de um conselheiro do Cremeb para acompanhar e opinar sobre as questões atinentes ao exercício profissional”, disse a médica e chefe da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Informação (Secti) Adélia Pinheiro.


O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, explica o funcionamento do serviço: “ Quem ligar para o serviço, é atendido por um estudante de medicina devidamente capacitado, que escuta a demanda e faz a orientação, de acordo com o protocolo oficial adotado pela Sesab e Ministério da Saúde. Ao receber essa ligação, o estudante alimenta uma plataforma e esse dado é utilizado para os registros na área de saúde para auxiliar na gestão e na assistência à saúde”.


LEIA MAIS: Bahia registra oito casos de Covid-19 nas últimas 12 horas; número vai a 49


LEIA MAIS: "Maior chance de contágio está no Distrito Federal", diz secretário sobre novo coronavírus; Bahia ocupa 9º lugar


Os estudantes que possuam interesse em se voluntariar devem procurar as coordenações das universidades parceiras nesta ação (UFBA, Uneb, Uesc, Uefs, Uesb, Escola Bahiana de Medicina, FTC Salvador e UFRB). “A ideia é evitar que menos pessoas com sintomas leves circulem pela cidade e, portanto, que acabe aumentando a disseminação do vírus na população”, explicou a pesquisadora da Fiocruz Bahia e integrante da equipe de formulação da proposta, Viviane Boaventura.


Segundo ela, os estudantes “receberão um treinamento por videoaula e, antes de iniciar as atividades, responderão a um pequeno teste objetivo para avaliar a compreensão das instruções de triagem. A partir desse treinamento ,estarão aptos a iniciar as atividades. Todo o processo, desde o treinamento até o atendimento, será feito remotamente de forma a garantir a segurança física dos estudantes”.


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.