Um estudo intitulado "Solidarity Therapeutics Trial", liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em mais de 30 países, divulgou os resultados de uma pesquisa a respeito dos antivirais contra a Covid-19 na última quinta-feira (15/10). O texto afirma que quatro antivirais utilizados para deter o vírus são ineficazes, sendo eles remdesivir, hidroxicloroquina, lopinavir/ritonavir (combinação) e interferon beta-1a.

Segundo a OMS, mesmo que o ensaio ainda precise da análise de outros cientistas, ele já produziu "evidências conclusivas" sobre os medicamentos. "O progresso alcançado pelo 'Solidarity Therapeutics Trial' mostra que grandes ensaios internacionais são possíveis mesmo durante uma pandemia, e oferecem a promessa de responder questões críticas de saúde pública relativas ao tratamento de forma rápida e confiável", disse, em nota. 

O estudo foi realizado em 405 hospitais, com 11.266 adultos. Desse total, 2.750 tomaram remdesivir, 954, hidroxicloroquina, 1.411, lopinavir, 651, interferon mais lopinavir, 1.412, apenas Interferon e 4.088 fizeram parte do grupo controle, que não recebeu os medicamentos.

Ao todo, 1.253 morreram durante a pesquisa. Os dados apontam que os medicamentos desempenharam pouco ou nenhum papel na redução da mortalidade ou tempo de internação do coronavírus. 

LEIA MAIS:  Londres adota lockdown mais rígido para conter segunda onda crescente da Covid-19

Acompanhe todas as notícias sobre o coronavírus

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.