Congresso Nacional recebe proposta de reforma tributária que prevê unificação de impostos no país
Congresso Nacional recebe proposta de reforma tributária que prevê unificação de impostos no país
Os presidentes do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), receberam a proposta de reforma tributária enviada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, que entregou o texto nesta terça-feira (21/7). No último dia 16, o ministro disse que seria entregue, inicialmente, a primeira parte da proposta de reforma tributária. Em transmissão ao vivo promovida por uma corretora, ele informou que pretende ir à casa do presidente do Senado entregar uma versão fatiada do texto.
REFORMA
Segundo Paulo Guedes, a primeira parte da proposta do governo sobre a reforma tratará apenas da unificação de impostos federais e estaduais num futuro Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual. O texto do governo será unificado às propostas da Câmara e do Senado que tramitam na comissão mista desde o início do ano.
O IVA dual prevê a unificação de diversos tributos em dois impostos: um federal e outro regional. Em tese, tributos como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) poderiam ser unificados, mas o ministro explicou que, no nível federal, o IVA fundirá o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição sobre o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).
“Temos que começar pelo que nos une. Vamos começar com o IVA dual. Vamos acabar com o PIS e a Cofins. Isso já está na Casa Civil”, disse o ministro. Ele não explicou o que será feito com o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), arrecadado pelos estados, e com o Imposto sobre Serviços (ISS), arrecadado pelos municípios.
LEIA MAIS: "Para ser aceita, proposta do governo sobre Fundeb não deve ser distante da Câmara", afirma Maia
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.