Comunidades indígenas serão beneficiadas no Sul da Bahia
Comunidades indígenas serão beneficiadas no Sul da Bahia
O Governo do Estado e a Associação Indígena Hã Hã Hãe Aldeia Bahetá assinaram um acordo para garantir melhores condições de segurança alimentar e nutricional, preservação ambiental, maior oferta de produtos e elevação da renda para 22 famílias indígenas em Itaju do Colônia, no Sul da Bahia.
O projeto de Inclusão Socioprodutiva Agroecológica, já em execução, prevê a construção de galpão para armazenamento de sementes, cisterna para água de chuva, viveiro para produção de mudas, implantação das áreas produtivas e aquisição de insumos, máquinas e equipamentos, além de mutirões de capacitação. Com cerca de 40 hectares, a Aldeia Bahetá (que homenageia o líder indígena do mesmo nome, um dos símbolos da luta pela demarcação do território pataxó hã hã hãe) mantém criação de gado leiteiro e de corte e produz hortaliças para consumo dos próprios indígenas e para comercialização.
Os recursos avaliados em R$ 302 mil para o projeto são do Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e cofinanciado pelo Banco Mundial.
Outras comunidades indígenas dos municípios de Camacan, Ilhéus, Itaju do Colônia, Pau Brasil e Una, serão beneficiadas. Além de comunidades quilombolas dos municípios de Maraú e Itacaré, beneficiando 141 famílias.
LEIA MAIS: Após denúncia do Aratu On, MP faz operação contra milícia dentro do batalhão da PM de Paulo Afonso
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003