Colégio Polivalente do Cabula vai mudar de nome, anuncia SEC; Mãe Stella será homenageada
Colégio Polivalente do Cabula vai mudar de nome, anuncia SEC; Mãe Stella será homenageada
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia anunciou nesta quarta-feira (20/11) que o Colégio Polivalente do Cabula, em Salvador, terá o nome alterado para Colégio Estadual Mãe Stella. A novidade homenageia Maria Stella de Azevedo Santos, a Mãe Stella de Oxóssi, e é resultado de uma solicitação da comunidade escolar.
Mãe Stella, que morreu em 2018 aos 93 anos, foi uma das maiores ialorixás do país, autora de nove livros publicados e membro da Academia de Letras da Bahia. “A Secretaria acolhe uma solicitação da comunidade escolar, que desejou homenagear uma baiana, escritora da Academia de Letras da Bahia, uma pessoa estratégica na luta racial. Parabéns à comunidade escolar pela luta, pela resistência. Temos consciência de que a educação tem um papel importante na luta pela igualdade racial”, disse o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues.
“Cabula significa toque de chamada e estamos em uma área geográfica de quilombo, em uma área de ancestralidade e é uma grande alegria ter o nome de Mãe Stella. Toda a representatividade da escola, através do Colegiado Escolar, pais, mães, professores, estudantes, funcionários, todos se mobilizaram para esta mudança. O nosso sentimento é de muita felicidade pelo que Mae Stella continua representando. Ela foi doutora honoris causa da UFBA e da UNEB, sentou na cadeira de nº 33 da Academia de Letras da Bahia, griô, escritora, ativista de todos os direitos. Mãe Stella tem um nome muito forte e estou muito emocionada por este presente no Dia 20 de Novembro”, afirmou a diretora do Colégio Polivalente do Cabula, Lúcia Maria de Santana Ferreira.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.