Coelba acha "gato" milionário em fábrica e garimpo e leva dois à delegacia na Bahia
Energia roubada era o suficiente para abastecer por um mês o município de Santo Amaro
Dois homens foram encaminhados à delegacia por fazerem ligações clandestinas no sistema elétrico, chamadas popularmente de "gatos", durante uma operação conjunta entre a Coelba e a Polícia Civil na terça-feira (23/3). Os agentes encontraram dois locais que tentavam burlar e furtar energia nas cidades de Cabaceiras do Paraguaçu e Santaluz.
Segundo a Coelba, as ligações irregulares estavam em uma fábrica de plásticos e em um garimpo clandestino. Ambas representaram um desvio de quatro milhões de quilowatts-hora (kWh), energia suficiente para abastecer por um mês o município de Santo Amaro.
A fábrica produtora de materiais descartáveis tinha um medidor desviado de outra unidade. Em outras palvras, a carga elétrica que era utilizada na indústria não era contabilizada, o que caracterizou um desvio de milhões de quilowatts. Os valores recuperados dos desvios de energia serão cobrados aos proprietários dos imóveis, o que implicará em arrecadação de impostos Estaduais e Federais que são revertidos para sociedade.
No garimpo, foram identificados e apreendidos 600 metros de cabos e quatro medidores de energia irregulares. Esses materiais foram utilizados para ligar a rede elétrica da casa na rede de distribuição da Coelba sem que a empresa soubesse.
Os alvos desta operação foram mapeados através de análises nos softwares da Coelba, associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição que auxiliaram as ações de investigação de campo. Os "gatos" representam um risco a segurança para a população local, uma vez que as ligações foram feitas fora dos padrões técnicos.
LEIA MAIS: Com foco no mercado de trabalho, MPC e Solar Coca-Cola ofertam curso gratuito para estudantes
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.