Geral

Cirurgias veterinárias podem ser suspensas para reduzir uso de insumos hospitalares em falta nas UTIs humanas

Desde o início da pandemia, em março de 2020, os médicos veterinários têm contribuído voluntariamente com os órgãos de saúde,

Por Da Redação

Cirurgias veterinárias podem ser suspensas para reduzir uso de insumos hospitalares em falta nas UTIs humanasdivulgação/Prefeitura do Rio de Janeiro

Em meio às altas taxas de ocupação de UTIs em todo o Brasil por conta da pandemia da Covid-19, as unidades de atendimento veterinário podem suspender as cirurgias eletivas nos bichinhos. A intenção é reduzir o uso de  insumos, como medicamentos e oxigênio, que já estão em falta em algumas partes do país.


O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) informou que, desde o início da pandemia, em março de 2020, os médicos veterinários têm contribuído voluntariamente com os órgãos de saúde, seja para o empréstimo de equipamentos veterinários compatíveis com o uso humano (como ventiladores mecânicos, monitores multiparâmetros e concentradores de oxigênio), seja para a cessão de anestésicos de clínicas veterinárias voltados ao atendimento de pacientes com Covid-19, e até mesmo integrando equipes multidisciplinares na linha de frente ao combate da pandemia.


Como profissionais de saúde, os médicos veterinários foram autorizados pelos governos federal e estaduais a manterem o atendimento em clínicas e hospitais veterinários, sempre respeitando as determinações das autoridades locais a fim de diminuir o risco de exposição ao vírus. “Nesse contexto, o CFMV recomendou, em nota divulgada em março do ano passado, que os serviços que não fossem de urgência e emergência deveriam ser reprogramados, afastando a exposição desnecessária em momentos críticos de propagação do novo coronavírus, orientando, inclusive, que os tutores evitassem visitar os animais internados”, salientou a entidade por meio de nota.


A indicação é que os profissionais utilizem do bom senso, desde que não prejudiquem a saúde animal. “O movimento de interromper as cirurgias eletivas pode ser um bom caminho para ajudar a [controlar] a pandemia, mas o veterinário já está ajudando em diversas outras frentes como na pesquisa, na disponibilização de equipamentos que podem ser usados na UTI, o veterinário agora está disponibilizando as fábricas de vacina animal para o produção de vacina para Covid-19. Então a posição oficial do Conselho é o uso do bom senso para não comprometer a saúde animal”, disse o médico veterinário Marcio Thomazo Mota, presidente da Comissão de Clínicos de Pequenos Animais do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo.


LEIA MAIS: Veículo que vai substituir o trem do subúrbio é apresentado a Rui Costa; "profundo orgulho"


LEIA MAIS: Chuva em Salvador: instabilidade do tempo deve permanecer até o final de semana


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.