Chuva, relento e assaltos: o drama dos ambulantes que esperam uma vaga no Carnaval de Salvador
Chuva, relento e assaltos: o drama dos ambulantes que esperam uma vaga no Carnaval de Salvador
Cerca de 900 ambulantes, na conta deles, formaram uma longa fila em frente à sede da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP), no bairro Mata Escura, em Salvador. Os trabalhadores começaram a se reunir desde o último final de semana para tentar fazer o cadastramento para trabalhar no Carnaval. A reportagem da TV Aratu acompanhou o drama deles, que ficam no relento, sem nenhuma estrutura.
"A gente aqui não tem proteção. Não tem nem um banheiro químico pra gente usar. Eles poderiam estar aqui para poder dar um suporte, um apoio, até mesmo está organizando a fila. Não existe isso aqui. Se agente sair do lugar a gente perde. Eles falaram que a gente tá aqui por que quer porque vai ter licença para todos mas se a gente não garantir a nossa quem vai garantir pela gente", disse uma ambulante.
LEIA MAIS: Bruno Magnata se pronuncia após polêmica com "nudes" e perfil falso; "não acreditem"
De acordo com a SEMOP, o licenciamento será realizado entre a próxima segunda-feira (3/2) e a sexta (7/1) de forma presencial das 8h às 17h. Ao todo, serão disponibilizadas 4.500 licenças. O valor varia de R$77,83 a R$ 2 mil.
O ambulante que conseguir a licença para um circuito não poderá comercializar em outro. Além disso, o uso de carros de mãos, fogareiro, currasqueiras, bebidas artesanais (licor, cravinho, príncipe maluco, entre outras), garrafas de vidro, louças, alumínio e objetos perfuro-cortantes estão proibidos. Bebidas e alimentos deverão ser servidas em copos, pratos, talheres, canudos descartáveis, fabricados em plástico ou papel.
Os interessados devem apresentar os documentos originais de RG, CPF, comprovante de residência, Documento de Arrecadação Municipal (DAM), Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), em casos de atividades com manipulação de alimentos e certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV). O comerciante que não efetuar o pagamento do DAM na data prevista não terá direito a segunda via nem a um novo cadastro.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.