Bolsonaro monitora efeitos da hidroxicloroquina no coração duas vezes ao dia, diz jornal
Bolsonaro monitora efeitos da hidroxicloroquina no coração duas vezes ao dia, diz jornal
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) precisa fazer exames cardiológicos diários para monitorar qualquer tipo de efeito colateral no seu coração devido à ingestão da hidroxicloroquina, medicamento defendido por ele. As informações são do jornal O Globo. De acordo com a publicação, ele tem feito duas baterias de eletrocardiograma ao dia.
O procedimento que avalia a saúde cardiovascular e pode revelar anormalidades cardíacas é recomendado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) para pacientes diagnosticados com Covid-19 que optam por tratar a doença à base da hidroxicloroquina.
O monitoramento do coração de Bolsonaro tem sido diferente do que sugere a SBC. Pelas recomendações da instituição, os eletrocardiogramas para infectados pelo novo coronavírus que utilizam hidroxicloroquina devem ser feitos no primeiro, terceiro e quinto dias após a primeira dose da substância.
A SBC não recomenda o uso da hidroxicloroquina ou da cloroquina no combate ao novo coronavírus — e nem a azitromicina, outro remédio que Bolsonaro admitiu já ter tomado depois de ter testado positivo.
A Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) diz que, embora a ingestão da cloroquina em doses habituais seja segura, "há risco de efeitos colaterais graves relacionados à retina, alterações neurológicas e arritmias cardíacas potencialmente graves, que pode aumentar o risco de morte".
"A associação de cloroquina com outros medicamentos pode aumentar ainda mais o risco de efeitos adversos. Por isso, o uso de cloroquina deve ser feito apenas com a prescrição médica e o médico prescritor deve fornecer orientações acerca do seu uso seguro e rotinas de acompanhamento", pontua.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.