Geral

Bolsonaro monitora efeitos da hidroxicloroquina no coração duas vezes ao dia, diz jornal

Bolsonaro monitora efeitos da hidroxicloroquina no coração duas vezes ao dia, diz jornal

Por Da Redação

Bolsonaro monitora efeitos da hidroxicloroquina no coração duas vezes ao dia, diz jornalYouTube

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) precisa fazer exames cardiológicos diários para monitorar qualquer tipo de efeito colateral no seu coração devido à ingestão da hidroxicloroquina, medicamento defendido por ele. As informações são do jornal O Globo. De acordo com a publicação, ele tem feito duas baterias de eletrocardiograma ao dia.


O procedimento que avalia a saúde cardiovascular e pode revelar anormalidades cardíacas é recomendado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) para pacientes diagnosticados com Covid-19 que optam por tratar a doença à base da hidroxicloroquina.


O monitoramento do coração de Bolsonaro tem sido diferente do que sugere a SBC. Pelas recomendações da instituição, os eletrocardiogramas para infectados pelo novo coronavírus que utilizam hidroxicloroquina devem ser feitos no primeiro, terceiro e quinto dias após a primeira dose da substância.


A SBC não recomenda o uso da hidroxicloroquina ou da cloroquina no combate ao novo coronavírus — e nem a azitromicina, outro remédio que Bolsonaro admitiu já ter tomado depois de ter testado positivo.


A Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) diz que, embora a ingestão da cloroquina em doses habituais seja segura, "há risco de efeitos colaterais graves relacionados à retina, alterações neurológicas e arritmias cardíacas potencialmente graves, que pode aumentar o risco de morte".


"A associação de cloroquina com outros medicamentos pode aumentar ainda mais o risco de efeitos adversos. Por isso, o uso de cloroquina deve ser feito apenas com a prescrição médica e o médico prescritor deve fornecer orientações acerca do seu uso seguro e rotinas de acompanhamento", pontua.


LEIA MAIS: Mulher é chamada na porta de casa e executada por quatro homens em Salvador; vítima morava com filhos e mãe


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.




Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.




Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.