Bolsonaro desautoriza Ministério da Saúde a comprar doses da CoronaVac, desenvolvida em São Paulo

Bolsonaro desautoriza Ministério da Saúde a comprar doses da CoronaVac, desenvolvida em São Paulo

Por Da Redação.

Bolsonaro desautoriza Ministério da Saúde a comprar doses da CoronaVac, desenvolvida em São Paulo Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desautorizou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a realizar um acordo firmado para a compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, vacina contra o coronavírus desenvolvida pela chinesa Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan.

O acordo previa uma medida provisória para disponibilizar crédito de R$ 1,9 bilhão para a compra das medicações. 

“Alerto que não compraremos vacina da China, bem como meu governo não mantém diálogo com João Dória [PSDB] sobre Covid 19", teria afirmado Bolsonaro em mensagens enviadas a ministros na terça-feira (20/10). O presidente é adversário político do governador de São Paulo. 

A decisão partiu de Pazuello, que segue isolado com sintomas de Covid-19. Bolsonaro chamou o ministro para uma reunião logo cedo para cobrar explicações e por considerar o anúncio da compra prematuro, pois ainda não há sequer comprovação de eficácia do produto.

No perfil do presidente em redes sociais, apoiadores criticaram o ministro. Bolsonaro não escondeu sua insatisfação e escreveu, em letras maiúsculas, ao seguidores que questionavam sobre a adesão da vacina chinesa que, ao contrário do que prometeu Pazuello, “NÃO SERÁ COMPRADA”. 

O governador João Dória, por sua vez, tem reunião nesta quarta-feira (21/10) com o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres. A agência precisa autorizar o registro da vacina para que as doses possam ser disponibilizadas à população.

LEIA MAIS: Vacina chinesa será incorporada ao calendário nacional de vacinação, define ministro da Saúde

Acompanhe todas as notícias sobre o coronavírus

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.