Após terremotos no interior, Bahia recebe rede sismográfica para monitorar tremores de terra
Após terremotos no interior, Bahia recebe rede sismográfica para monitorar tremores de terra
Nove sismógrafos serão instalados na próxima sexta-feira (4/9), no interior da Bahia após a serie de abalos que assustaram moradores. Uma equipe de pesquisadores do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LABSIS/UFRN), instituição que integra a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), virá ao estado para instalar equipamentos de monitoramento de tremores.
LEIA MAIS: Especialista não descarta novos terremotos na Bahia, inclusive em Salvador; "são imprevisíveis"
Os equipamentos serão colocados em Amargosa, Mutuípe, São Miguel das Matas, Elísio Medrado, Brejões, Laje e Ubaíra, municípios afetados pelos tremores de terra recentes. Desde o último sábado (29/8) até esta quinta-feira (3/8), a RSBR já registrou pelo menos 23 tremores de terra na região. O maior evento foi registrado no domingo e teve magnitude 4.6. O sismo rachou e destelhou algumas casas.
Os sismógrafos são aparelhos usados para detectar os movimentos do solo, inclusive os gerados pelas ondas sísmicas. O trabalho será acompanhado por uma equipe da Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec) e a previsão do RSBR é que, até o próximo domingo, (13/9) todos os sismógrafos já estejam instalados e em pleno funcionamento.
Com a nova rede será possível determinar com mais precisão os epicentros dos eventos sísmicos e suas profundidades, que podem interferir na intensidade dos tremores, isto é, no efeito do abalo na superfície terrestre.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.