Após hiato de 52 anos sem viagens, Nasa planeja levar primeira mulher à Lua em 2024
Após hiato de 52 anos sem viagens, Nasa planeja levar primeira mulher à Lua em 2024
A agência espacial Nasa vai quebrar um hiato de 52 anos sem viajantes espaciais para a Lua em 2024. A viagem faz parte da Missão Artemis e pretende mandar a primeira mulher ao satélite.
A Nasa ainda não decidiu qual astronauta será escolhida, mas conta com 12 opções de profissionais experientes, que já trabalham com a agência espacial, e outras cinco astronautas recém-formadas. A preferência deve ir para alguém que pelo menos já foi até a Estação Espacial Internacional, na órbita terrestre. A astronauta deverá ir acompanhada de um astronauta homem, que também ainda não foi anunciado.
O lançamento será feito pelo foguete Space Launch System (SLS) e a equipe deve voar à bordo da cápsula Orion. A missão funcionará em fases: a primeira, no outono de 2021, deve promover um voo teste de um mês ao redor da Lua; a segunda repetirá a mesma viagem, mas agora com astronautas à bordo; após um último teste, para que os astronautas pilotem manualmente a cápsula Orion e comprovem a segurança no manuseio, será feito o pouso na Lua.
Ao todo, 566 astronautas já visitaram o espaço, sendo apenas 64 mulheres (11%). A primeira foi Valentina Vladimirovna Tereshkova, uma astronauta russa que orbitou a Terra por três dias em 1963.
Acompanhe todas as notícias sobre o coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.