Cidade

Aniversário de Salvador: entenda porque não é feriado na capital baiana

O comércio, indústria e órgãos estaduais e federais funcionam normalmente, mas muita gente ainda se pergunta: “por que o aniversário da capital baiana não é feriado?”

Por Da Redação

Aniversário de Salvador: entenda porque não é feriado na capital baianaFlickr

Salvador completa, nesta segunda-feira (29/3), 472 anos de existência  A data é considerada ponto facultativo nos órgãos municipais que não estão sujeitos ao regime de plantão. Já o comércio, indústria e órgãos estaduais e federais funcionam normalmente, mas muita gente ainda se pergunta: “por que o aniversário da capital baiana não é feriado?”


Para entender essa questão, o historiador e professor, Rafael Dantas, faz uma contextualização sobre a história da cidade. “Quando Thomé de Souza chegou neste espaço que iria se tornar cidade de Salvador, ele recebeu ordem do Dom João III (rei de Portugal) para fundar a cidade e chegou na região no dia 29 de março, mas não conhecemos a data da fundação, ou seja, quando Salvador começou a ser, de fato, construída. O que temos em mente é a chegada de Thomé de Souza”, afirmou.


Para o historiador, a data foi oficializada como aniversário da cidade, em meados do século XX, quando foi criada a comissão de intelectuais encabeçada pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.


Procurado pela equipe de reportagem do Aratu On, Jaime Nascimento, membro da comissão de cultura do instituto, confirma que 29 de março é uma data simbólica, porque não existe registro de quando Thomé de Souza oficializou a fundação ou a inauguração da cidade. Jaime explica que não é feriado por causa de uma lei instituída pela Constituição de 1988. “Diferente de outras cidades, Salvador sempre manteve a data como um dia útil. Não houve preocupação em transformar em feriado e agora não pode mais, porque a Constituição de 1988 extinguiu a possibilidade dos municípios, dos estados e do próprio governo federal de criar feriados. O que se pode é criar datas simbólicas e de comemoração”.


Jaime ainda esclareceu que cada estado e município teve a opção de escolher os feriados. “A Constituição de 88 estabeleceu dois feriados para cada município e estado. Na época, Salvador optou pelo feriado da Nossa Senhora da Praia e o Dois de Julho”.


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.