Aluno da UFRB acusado de racismo pode ser desligado da Universidade; entenda
Aluno da UFRB acusado de racismo pode ser desligado da Universidade; entenda
O estudante da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Danilo Araújo de Góis, acusado de racismo contra uma professora, pode ser desligado da instituição. É o que diz um comunicado divulgado pela Universidade, nesta quinta-feira (12/12).
LEIA MAIS: Aluno da UFRB é acusado de praticar racismo contra professora; veja vídeo
Segundo a nota, foi instaurado um inquérito administrativo para apurar todas as denúncias. A investigação irá seguir as normas previstas no Regimento Interno da UFRB, e pode levar às seguintes penalidades: advertência verbal, repreensão escrita, suspensão de 30 ou 90 dias, e desligamento da Universidade. O prazo máximo para conclusão do inquérito é de 60 dias, e o aluno terá direito à defesa.
LEIA MAIS: UFRB cria comissão para apurar denúncia de racismo contra professora; veja vídeo
AGRESSÃO EM RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA
Após o vídeo denunciando o suposto caso de racismo, registrado dentro de uma sala de aula do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB, um outro vídeo onde um estudante tenta agredir o suspeito começou a circular nas redes sociais. As imagens foram gravadas dentro da Residência Universitária Maria do Paraguaçu, em São Félix.
Veja:
LEIA MAIS: Estudante da UFRB acusado de racismo sofre tentativa de agressão em residência universitária; vídeo
Em nota, a instituição informou que buscou mediar o conflito, para "preservar a integridade física de todos os envolvidos e possíveis danos ao patrimônio público". Após o conflito, o aluno Danilo Góis acabou sendo afastado da residência, e a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Propaae) designou comissão interna para averiguar o descumprimento das normas referentes à moradia estudantil.Danilo se abrigou em uma instituição religiosa em Cachoeira, na qual passou a noite, e não foi mais visto na região desde o último dia 11.
A reitoria da Universidade expediu uma medida cautelar, solicitando o afastamento preventivo do estudante das dependências físicas da faculdae e da residência, sem prejuízo para as suas atividades acadêmicas, mas ele não foi localizado para receber o documento.
A UFRB informou que Danilo só foi encontrado nesta quinta-feira (12), em Salvador. Ao tomar conhecimento da localização do aluno, a Universidade comunicou às autoridades policiais, para que ele fosse ouvido, em razão do inquérito em aberto. O rapaz foi ouvido na Central de Flagrantes.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.