Alunos da Pan American School of Bahia (PASB) com idades entre 14 e 17 anos lançaram a campanha #PASBAgainstCorona nas plataformas digitais para minimizar o impacto do coronavírus em comunidades carentes de Salvador. Os estudantes estão mobilizando amigos, parentes e vizinhos e usando a abrangência das redes sociais para potencializar a arrecadação de fundos.

As doações financeiras são feitas por meio do site da União Bahia, organização sem fins lucrativos que destina o valor arrecadado para a  compra de itens de higiene e cestas básicas para instituições carentes em bairros como Alto de Coutos, Paripe, São Rafael, Lauro de Freitas e Ribeira. 

“Com a campanha #PASBAgainstCorona, os alunos conseguiram mobilizar pessoas, fazendo com que a ajuda chegue a quem precisa, e mantendo os protocolos de distanciamento social”, conta a professora Daniela Davis, coordenadora do projeto Service Learning, que incentiva que os alunos realizem iniciativas de impacto positivo como parte do currículo escolar. 

Ainda segundo a educadora, essa é apenas uma das frentes de atuação dos jovens na campanha #PASBAgainstCorona. “Em conversa com amigos, e pesquisando sobre o processo de adequação do ensino remoto em diversas escolas durante este período de isolamento social, os alunos perceberam que inúmeros estudantes, e também educadores, estavam com dificuldades para se adaptarem por não saberem lidar com as ferramentas digitais. Assim, eles estão desenvolvendo uma plataforma em que disponibilizarão cursos online sobre o uso dessas ferramentas. O objetivo é tornar mais fácil o acesso à educação de qualidade para todos os estudantes”, conta ela.

Como esta é uma iniciativa desenvolvida pelos próprios adolescentes, não há um prazo definido de quando a plataforma estará pronta, mas a expectativa é que seja nas próximas semanas. 

SOLIDARIEDADE E GRADE 

Iniciativas como a #PASBAgainstCorona fazem parte do cotidiano da instituição. A PASB oferece no seu currículo acadêmico o Service Learning (Aprendizado Através do Serviço Comunitário), atividade extra curricular em que crianças e adolescentes de todas as idades são estimulados a refletir, propor e agir em conjunto para resolver problemas na comunidade em que vivem.

Os alunos, segundo a instituição, têm autonomia para desenvolver os projetos encontrando soluções nas mais diversas áreas sociais. Durante este período de pandemia, outros projetos de ajuda a instituições sociais, que já eram desenvolvidos pelos alunos antes do isolamento, partiram para as plataformas digitais.

No ABC Let's Read (ABC - Vamos ler!), por exemplo, os alunos, que antes iam até escolas públicas infantis para ler para os pequenos, agora disponibilizaram áudios e vídeos dessas leituras em um site. Já os alunos envolvidos no projeto Colorindo Vidas, têm arrecadado doações para o Lar Vida, que cuida de centenas de crianças, adolescentes e adultos portadores de necessidades especiais, em Salvador.

LEIA MAIS: Rodoviário é internado após ser baleado em atentado contra ônibus no bairro de Castelo Branco

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.