Primeiro casamento LGBTQIA+ coletivo de Vitória da Conquista registra 12 uniões
Com a união, fica mais fácil aos parceiros e parceiras o reconhecimento de direito das sucessões, dos direitos previdenciários, direitos trabalhistas, entre outros.
A cidade de Vitória da Conquista, a 707 km de Salvador, realizou pela primeira vez um casamento coletivo LGBTQIA+ com a oficialização da união de 12 casais. A festa aconteceu na última sexta-feira (12/11), mas os detalhes do evento foram divulgadas pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE), idealizadora dos casamentos, nesta quarta-feira (17/11).
A demanda foi encaminhada à DPE por Rosilene dos Santos Santana Sousa (Mãe Rosa d’Oxum), Fundadora do Grupo Lésbico Safo. O defensor público Ewerton Santos Freitas, que atuou na organização do casamento coletivo, e destacou que o objetivo é levar a segurança jurídica para as relações afetivas dos casais. Com a união, fica mais fácil aos parceiros e parceiras o reconhecimento de direito das sucessões, dos direitos previdenciários, direitos trabalhistas, entre outros.
“Podemos também ressaltar a importância simbólica desse projeto. É inegável que a população LGBTQIA+ ainda é vítima de preconceito e discriminação. Eventos como esse ajudam na superação da visão de que apenas há uma tipo de família possível, marginalizando todas as outras formas possíveis de constituição familiar”, complementou Ewerton.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.