“REPETE AÍ, POR FAVOR”: IBGE lança aplicativo pra descobrir nomes estranhos; Relembre famosos que sofreram bullying por conta disso
“REPETE AÍ, POR FAVOR”: IBGE lança aplicativo pra descobrir nomes estranhos; Relembre famosos que sofreram bullying por conta disso
Por Da Redação.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou, na última quarta-feira (27/4), a ferramenta ?Nomes do Brasil? em seu site. O dispositivo apresenta algumas estatísticas envolvendo os primeiros nomes de cada brasileiro. Basta digitar o seu nome na busca e ver os resultados. Há ainda as opções de filtros por sexo e por estado brasileiro.
Mas após matar a curiosidade sobre seu nome, ou mesmo de seus familiares e amigos, vale a pena brincar um pouco com a ferramenta e experimentar alguns nomes mais inusitados e absurdos. Os resultados atestam a invencionice do brasileiro para batizar suas crianças, que provavelmente sofrem ou já sofreram bullyng na infância.
Porém, vale ressaltar que a busca só apresenta resultados para nomes cuja frequência é maior ou igual a 20 para o total no Brasil. Para o Estado selecionado, se exige uma frequência de pelo menos 15 nomes iguais; para os municípios; ao menos 10 nomes. Ou seja, deve haver muito mais nomes incomuns pelo país afora que a ferramenta do IBGE não mostra por, digamos, “falta de quórum”.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O APLICATIVO
A reportagem do Aratu Online aproveitou a oportunidade para entrar na brincadeira de um jeito diferente. Escolhemos oito nomes estranhos de famosos ou filhos deles para descobrir quantos desses nomes há no Brasil e na Bahia.
Será que você já sabia do real nome de algum deles? Veja abaixo e descubra:
KIEZA
Para espanto da maioria, ?Kieza? é apenas o apelido do atual jogador do Vitória. O verdadeiro nome de registro dele é Welker. Segundo o aplicativo do IBGE, há 602 Welker no Brasil e apenas 15 na Bahia.
LEVI LIMA
O verdadeiro nome do cantor da banda Jammil e Uma Noites é Heglyson. Fato curioso é que nem mesmo a ferramenta do IBGE foi capaz de identificá-lo. Quando procuramos o nome dele, aparece na tela ?nenhum resultado foi encontrado?. Estranho, hein?
GUY E NOAH – FILHOS DANIELLE WINITS
Os dois filhos da atriz Danielle Winits possuem nomes bem diferentes: Guy e Noah. A ferramenta do IBGE aponta que no Brasil existem 416 pessoas com o nome Guy e 26 na Bahia. Já o nome Noah aparece com 544 registros no Brasil e 22 na Bahia.
ELLA FELIPA ? FILHA DE FÁBIO ASSUNÇÃO
O nome da filha do ator Fábio Assunção é tão diferentão que nem mesmo o aplicativo registrou. Quando procuramos o nome da pequena no ?Nomes do Brasil?, aparece na tela a mensagem ?nenhum resultado encontrado?.
DARINO
O aplicativo aponta que existem 76 pessoas com o mesmo nome do apresentador do Tudo Novo, da TV Aratu, Darino. Já na Bahia, a ferramenta não identificou ninguém com esse nome. E agora, José?
SNZ
A sigla SNZ se refere às iniciais do nome das irmãs Sarah Sheeva, Nãna Shara e Zabelê, flhas da cantora Baby do Brasil com o guitarrista Pepeu Gomes. O trio supera a cota de nomes exóticos de uma mesma família. SNZ era o nome da banda formada pelas irmãs em 1999.
O curioso é que apenas o nome de Zabelê foi identificado no Brasil com 28 nomes. O aplicativo não identificou nenhum dos três nomes no país.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).